Qual o melhor caminho para construir uma TI para potencializar seus negócios? - Planus

Qual o melhor caminho para construir uma TI para potencializar seus negócios?

10/10/2018

Qual o melhor caminho para construir uma TI para potencializar seus negócios?

Definir a melhor solução a ser aplicada em projetos de tecnologia nem sempre é uma coisa simples, mesmo quando as empresas possuem especialistas de TI incorporadas em seus processos internos.

A rotina comum ligada a gestão da infraestrutura computacional, suporte a clientes (externos e internos), produtos, serviços e fornecedores pode tornar um projeto, seja de melhoria ou crescimento, um grande desafio para os CIOs, de empresas de diferentes tamanhos e segmentos.

É comum, por exemplo, que os gestores não se sintam confiantes em suas habilidades para executar determinados projetos de inovação visando a Transformação Digital ou reformular uma arquitetura computacional visando o desenvolvimento futuro da organização.

Para auxiliar em situações como essa, definindo qual é o melhor caminho a ser feito para construir uma TI que busca potencializar os negócios da empresa, a contratação de uma empresa, a exemplo da Planus como um Trusted Advisor, certamente direciona para as melhores decisões no planejamento e execução dos projetos.

O objetivo de um Trusted Advisor não é vender produtos

Um dos pontos mais importantes ao buscar entender sobre a responsabilidade de um Trusted Advisor em TI é o seu objetivo.

É preciso, através do perfil consultivo, buscar os melhores caminhos na elaboração de projetos de tecnologia, otimizando os investimentos do cliente, independente de como a TI deve ser estruturada.

Isso quer dizer que, um Trusted Advisor não é um vendedor de soluções em hardware ou em nuvem, seu o objetivo é identificar problemas e propor as melhores soluções que possam, por exemplo, ajudar na elaboração de uma estratégia de TI para resolver desafios tecnológicos.

O Trusted Advisor compila o uso das melhores práticas, com base nas experiências de clientes anteriores, para realizar sua análise e recomendações. Isso se aplica em pontos fundamentais em tecnologia:

Otimização de custos

O Trusted Advisor avalia se a implantação de uma infraestrutura computacional, em nuvem ou ambiente On Premises, beneficia a necessidade atual e futura da empresa em relação aos custos. O serviço também verifica bancos de dados ociosos, balanceadores de carga e uso de IPs, bem como volumes de armazenamento subutilizados.

Desempenho

A avaliação de um Trusted Advisor Inclui a procura por instâncias (virtuais ou físicas) em sobrecarga que possa comprometer o desempenho da estrutura de TI em diversos aspectos, a exemplo da realização de transações financeiras ou de gestão.

Segurança

O Trusted Advisor verifica possíveis vulnerabilidades em uma implantação de segurança, incluindo grupos de segurança que têm acesso irrestrito, o acesso a portas ou permissões que não são rígidas o suficiente. A consultoria pode avaliar outros pontos fracos de acesso, como a falta de senha de gerenciamento de identidades, bem como o uso de autenticação multifator em contas administrativas ou outras.

Tolerância a falhas

O trabalho consiste em aumentar a disponibilidade, redundância e segurança de aplicativos e dados. Essas áreas incluem o uso de snapshots, configurações redundantes, balanceadores de carga, entre outros serviços de TI.

Para se ter uma ideia da importância e do potencial de um Trusted Advisor para as empresas, a Planus, por exemplo, além da consultoria de projetos de nuvem híbrida, tem em seu portfólio outras áreas de atuação:

Isso nos mostra que os serviços Trusted Advisor buscam ajudar os clientes na melhor solução, definindo seus requisitos, selecionando serviços, construindo e gerenciando projetos de migração para nuvens, gerenciando a migração de dados e aplicativos, etc.

É possível também ajudar a criar estratégias de governança que visem manter os custos de tecnologia sob controle e contribuindo com as organizações a obter o máximo de eficiência e produtividade através dos investimentos em TI.

Percorrer o caminho rumo à transformação digital com o apoio de profissionais experientes, que apresentam soluções adequadas, é uma ótima forma de mudar sua empresa de patamar quanto à relação com a tecnologia, associando a resultados significativos que potencializam seus negócios e os projeta para o futuro.

Conte com a Planus neste processo e conheça o IT 360!

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.