Segurança Preventiva: Saiba como o monitoramento contínuo garante a performance do negócio – Planus

Segurança Preventiva: Saiba como o monitoramento contínuo garante a performance do negócio

6/09/2018

Segurança Preventiva: Saiba como o monitoramento contínuo garante a performance do negócio

O monitoramento contínuo tem o objetivo de ajudar os gestores e os times de TI a garantir que a infraestrutura de tecnologia, com os quais os usuários trabalham, atendam aos padrões de desempenho e forneçam uma experiência de uso com qualidade e eficiência.

Além de garantir a continuidade dos negócios, o monitoramento contínuo evita grandes fracassos comerciais, é o exemplo da companhia aérea Islandesa Wow Air que evitou o desastre de seus negócios através do acompanhamento de sua estrutura computacional, quando embarcou em um grande projeto de expansão com novas rotas para a América do Norte.

Se o monitoramento não tivesse alertado a empresa para os problemas em sua infraestrutura de TI, antes do lançamento do novo negócio, haveria um grande problema operacional que poderia ter eliminado a companhia aérea do mercado.

Segurança Preventiva: o monitoramento contínuo garante a performance e antecipa problemas

Quando as novas rotas estavam sendo preparadas para venda, a Wow Air tinha toda a sua infraestrutura de TI, incluindo o sistema de reservas, hospedado em pequenas instalações de fornecedores locais.

Em uma ação não prevista no projeto, eles decidiram fazer um teste de carga na infraestrutura de TI, isso porque a companhia aérea demonstrou a expectativa de um aumento no tráfego no site, muito além do que eles estavam esperando.

Por fim, o teste de performance foi executado ampliando o número de usuários simultâneos e o resultado foi desastroso, demonstrando que os servidores teriam caído e que a empresa estaria completamente offline caso lançassem as rotas norte-americanas da Wow Air da forma que foi estruturado.

O exemplo da companhia aérea Islandesa demonstra a necessidade de uma avaliação continuada do desempenho da infraestrutura de tecnologia das empresas.

Os testes de performance tiveram a capacidade de antever incidentes na fase de projeto. Entretanto, em ambiente de produção é preciso uma estrutura permanente de monitoramento contínuo para antecipar problemas relacionados a performance das operações da empresa.

O monitoramento em tempo real aponta erros que precisam ser resolvidos imediatamente

À medida que redes, servidores e sistemas operacionais se tornam cada vez mais virtualizados, o monitoramento em tempo real do desempenho da infraestrutura e aplicativos se torna uma necessidade.

Sem isso, os times de TI ficam no escuro para antecipar problemas de grande impacto, principalmente em áreas vitais ao negócio. O acompanhamento em tempo real permite uma reação rápida a eventos de risco que acontece de forma momentânea.

Isso quer dizer que em ambiente de produção considerado crítico ou estratégico, monitorar continuamente significa ter acesso a informações constantes para tomar decisões com base em dados em tempo real, mostrando situações atípicas à medida que elas se desenvolvem.

Usado em muitos setores, especialmente naqueles que envolvem TI e manufatura, a supervisão em tempo real pode ser usado em situações como:

  • Gerenciamento de servidores na nuvem ou em On Premise;
  • Dados em tempo real podem ser usados ​​para prever requisitos de manutenção de equipamentos e falhas iminentes;
  • Alertar sobre a sobrecarga na estrutura de rede em virtude de ataques virtuais ou de negação de serviço;
  • Apontar para problemas de alocação de memória de alto nível ou picos de CPU causados ​​por aplicativos;
  • Entre outros.

Para a maioria dos departamentos de TI, as ferramentas de monitoramento de desempenho são suficientes para identificar a maioria dos problemas relacionados a infraestrutura de tecnologia em uma rede de produção.

Porém, para aqueles empresas que exigem a necessidade de identificar detalhes de desempenho em um nível mais profundo, além de um time especializado (NOC), entram as ferramentas de gerenciamento de desempenho de aplicativos.

Por fim, há simplesmente muitas variáveis ​​para fazer até mesmo um palpite sobre qual seria a causa raiz do problema de desempenho.

Portanto, a melhor maneira de realmente descobrir o que está acontecendo do ponto de vista de performance é monitorar continuamente a infraestrutura computacional e as transações que ocorrem em ambiente de produção.

Adote sempre uma perspectiva do ponto de vista do cliente, uma vez que ele sofre o primeiro impacto dos problemas no ambiente de negócios e desiste de concluir uma transação ao menor sinal de lentidão ou travamento.

Agora que você sabe como antecipar grandes problemas no ambiente de produção e evitar prejuízos financeiros e de imagem, invista no monitoramento contínuo e garanta a performance dos seus negócios! Entre em contato conosco e saiba mais!

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.