Serviços Gerenciados: entenda mais sobre o NOC – Planus

Serviços Gerenciados: entenda mais sobre o NOC

3/09/2018

Serviços Gerenciados: entenda mais sobre o NOC

O NOC (network operations center) tem sido fundamental às empresas para monitorar e garantir operações e a realização de negócios.

A introdução das ofertas de serviços mais complexos em várias plataformas e o crescente volume de negócios digitais em todo o mundo, tem tornado a gestão operacional e seu suporte um grande desafio para as empresas, principalmente para seus gestores e o time de TI.

Aliado a esse crescimento, as empresas, visando atrair mais clientes, tem aumentado significativamente o número de pacotes de serviços com preços e customizações praticamente individuais, o que pode levar a processos falhos, integração deficiente de sistemas, erros de faturamento e dados de uso incompletos ou incorretos.

Mas essa complexidade faz parte da Transformação Digital que estamos vivendo atualmente, através de clientes cada vez mais conectados e ansiosos por produtos e serviços inovadores, faz com que o NOC (Network Operations Center), tenha cada vez mais a responsabilidade de contribuir com a garantia pela continuidade dos negócios.

O NOC passou a ser cada vez mais estratégico ao negócio

NOC em seu conceito básico é um local do qual os administradores supervisionam, monitoram e mantém um centro de operações responsável por garantir o parque tecnológico e suas operações.

Em grandes empresas e provedores de serviços de TI, normalmente têm um centro de operações, uma sala contendo o monitoramento permanente da infraestrutura de rede, hardware, soluções em software e estações de trabalho nas quais o status detalhado pode ser visto através de softwares responsáveis pelo gerenciamento e alguns casos até seu controle.

Esse centro de operações do NOC é o ponto focal para solução de problemas de rede, distribuição e atualização de software, gerenciamento de roteadores, monitoramento de desempenho, entre outros ativos e serviços de TI.

Com a nova economia digital e a adoção de novas arquiteturas de tecnologia como base da infraestrutura computacional das empresas, a exemplo da Computação em Nuvem e On Premises, nos faz repensar a participação do NOC e sua responsabilidade em todo o ciclo de negócio.

As operações de negócios passam a ter o suporte do NOC

Por padrão, o time do NOC está sempre sob muita pressão para atender às demandas técnicas e de serviços de negócios. Porém, nos últimos anos, o NOC desempenhou um papel mais crítico no crescimento e na eficiência de uma empresa.

Por conta da mudança do perfil de negócios e do consumidor digital, o NOC agora exige mais do que um investimento inicial de recursos, exige que a operação de monitoração e suporte se torne estratégia para os negócios em uma empresa.

A implicação dessa transição é que as empresas precisam investir mais em capital humano, processos e dados. Elevar o papel do NOC ao nível estratégico aumentará a detecção de possíveis problemas antes que eles surjam.

Independentemente da forma que o NOC foi implementado, o objetivo é manter a disponibilidade da rede e da infraestrutura de tecnologia 24x7x365. Por isso é preciso pensar em NOCs de uma perspectiva de ativos de negócios estratégicos, fazendo parte da preocupação em garantir a plena satisfação do cliente final.

Caminhamos para um time de TI fazendo cada vez mais parte do negócio e não com um perfil apenas técnico. Empresas com esse tipo de visão já incorporaram em suas decisões estratégicas a opinião dos times de TI, alcançando resultados positivos em seus processos produtivos, financeiros e de reconhecimento frente aos consumidores de seus produtos ou serviços.

A caminho de um NOC bem sucedido

Um NOC bem-sucedido constitui de uma harmonização de serviços entre um ciclo de trabalho inteligente e ágil e uma gestão centralizada associada a tecnologia de ponta.

A otimização de suas funcionalidades permite que a equipe do NOC e o usuário final se beneficiem de uma visão clara de suas responsabilidades e da extensão da produtividade do serviço.

De fato, o monitoramento profissional através do NOC significa alavancagem contínua de serviços e negócios, à medida que mudanças e atualizações acontecem em decorrência da Transformação Digital. O monitoramento em tempo real do aplicativo e de sua infraestrutura garante a suavidade do serviço, principalmente com base nas avaliações críticas, decorrentes da operação humanizada do NOC.

Se você precisa garantir o monitoramento e a continuidade dos seus negócios não perca tempo, fale agora mesmo com a Planus. Nós temos a mais completa e adequada solução para a sua empresa, fazendo com que ela alcance resultados positivos que se refletem na plena satisfação do usuário e o potencial para marcar forte presença na Transformação Digital que vivemos atualmente.

RELATED POST

RELATED POST
21/02/2020

Como obter a proteção de dados contínua

O Backup as a Service (BaaS) é um serviço que permite às [more]

18/02/2020

Qual o impacto que a LGPD pode causar no armazenamento de dados na nuvem?

O foco da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está em [more]

18/02/2020

Soluções obsoletas podem prejudicar a adequação da LGPD

A contagem regressiva já começou e o período de transição da Lei [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.