O NOC (network operations center) tem sido fundamental às empresas para monitorar e garantir operações e a realização de negócios.
A introdução das ofertas de serviços mais complexos em várias plataformas e o crescente volume de negócios digitais em todo o mundo, tem tornado a gestão operacional e seu suporte um grande desafio para as empresas, principalmente para seus gestores e o time de TI.
Aliado a esse crescimento, as empresas, visando atrair mais clientes, tem aumentado significativamente o número de pacotes de serviços com preços e customizações praticamente individuais, o que pode levar a processos falhos, integração deficiente de sistemas, erros de faturamento e dados de uso incompletos ou incorretos.
Mas essa complexidade faz parte da Transformação Digital que estamos vivendo atualmente, através de clientes cada vez mais conectados e ansiosos por produtos e serviços inovadores, faz com que o NOC (Network Operations Center), tenha cada vez mais a responsabilidade de contribuir com a garantia pela continuidade dos negócios.
O NOC passou a ser cada vez mais estratégico ao negócio
NOC em seu conceito básico é um local do qual os administradores supervisionam, monitoram e mantém um centro de operações responsável por garantir o parque tecnológico e suas operações.
Em grandes empresas e provedores de serviços de TI, normalmente têm um centro de operações, uma sala contendo o monitoramento permanente da infraestrutura de rede, hardware, soluções em software e estações de trabalho nas quais o status detalhado pode ser visto através de softwares responsáveis pelo gerenciamento e alguns casos até seu controle.
Esse centro de operações do NOC é o ponto focal para solução de problemas de rede, distribuição e atualização de software, gerenciamento de roteadores, monitoramento de desempenho, entre outros ativos e serviços de TI.
Com a nova economia digital e a adoção de novas arquiteturas de tecnologia como base da infraestrutura computacional das empresas, a exemplo da Computação em Nuvem e On Premises, nos faz repensar a participação do NOC e sua responsabilidade em todo o ciclo de negócio.
As operações de negócios passam a ter o suporte do NOC
Por padrão, o time do NOC está sempre sob muita pressão para atender às demandas técnicas e de serviços de negócios. Porém, nos últimos anos, o NOC desempenhou um papel mais crítico no crescimento e na eficiência de uma empresa.
Por conta da mudança do perfil de negócios e do consumidor digital, o NOC agora exige mais do que um investimento inicial de recursos, exige que a operação de monitoração e suporte se torne estratégia para os negócios em uma empresa.
A implicação dessa transição é que as empresas precisam investir mais em capital humano, processos e dados. Elevar o papel do NOC ao nível estratégico aumentará a detecção de possíveis problemas antes que eles surjam.
Independentemente da forma que o NOC foi implementado, o objetivo é manter a disponibilidade da rede e da infraestrutura de tecnologia 24x7x365. Por isso é preciso pensar em NOCs de uma perspectiva de ativos de negócios estratégicos, fazendo parte da preocupação em garantir a plena satisfação do cliente final.
Caminhamos para um time de TI fazendo cada vez mais parte do negócio e não com um perfil apenas técnico. Empresas com esse tipo de visão já incorporaram em suas decisões estratégicas a opinião dos times de TI, alcançando resultados positivos em seus processos produtivos, financeiros e de reconhecimento frente aos consumidores de seus produtos ou serviços.
A caminho de um NOC bem sucedido
Um NOC bem-sucedido constitui de uma harmonização de serviços entre um ciclo de trabalho inteligente e ágil e uma gestão centralizada associada a tecnologia de ponta.
A otimização de suas funcionalidades permite que a equipe do NOC e o usuário final se beneficiem de uma visão clara de suas responsabilidades e da extensão da produtividade do serviço.
De fato, o monitoramento profissional através do NOC significa alavancagem contínua de serviços e negócios, à medida que mudanças e atualizações acontecem em decorrência da Transformação Digital. O monitoramento em tempo real do aplicativo e de sua infraestrutura garante a suavidade do serviço, principalmente com base nas avaliações críticas, decorrentes da operação humanizada do NOC.
Se você precisa garantir o monitoramento e a continuidade dos seus negócios não perca tempo, fale agora mesmo com a Planus. Nós temos a mais completa e adequada solução para a sua empresa, fazendo com que ela alcance resultados positivos que se refletem na plena satisfação do usuário e o potencial para marcar forte presença na Transformação Digital que vivemos atualmente.
O processador RISC ocupa uma função restrita no data center do futuro, [more]
“Se você não sabe para onde está indo, qualquer estrada o levará [more]
Todos nós já ouvimos como o coronavírus forçou as empresas a migrar [more]
Fale Conosco
Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas: (11) 2102-5400 - 0800-7222-7332
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.