Seguindo o caminho da Transformação Digital surge um novo paradigma quanto ao conceito de computação em nuvem, o Everything as a Service.
Também conhecido como Anything as a Service ou simplesmente chamado de XaaS. O “Qualquer coisa como um Serviço” ou “Tudo como um Serviço” não é um padrão de serviço específico, mas reconhece os vários modelos de serviço que compõem a indústria de computação em nuvem pública, privada e híbrida.
Everything as a Service expande o conceito de Cloud Computing
O setor de nuvem gerou a evolução de vários modelos de serviços baseados na Web, incluindo Software como Serviço (SaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Infraestrutura como Serviço (IaaS). Outros serviços incluem Armazenamento como Serviço, Comunicações como Serviço, Rede como Serviço e até Monitoramento como Serviço.
Hoje, os modelos de serviços em nuvem estão se subdividindo e se tornando mais granulares, portanto, a noção de usar qualquer coisa como um serviço está sendo constantemente aprimorada.
Então a Transformação Digital começou e junto com ela a Internet que forneceu ao mercado a largura de banda barata e abundante. Os navegadores da Web passaram a fornecer um meio independente de plataforma para fornecer aplicativos, e a virtualização fornece aos provedores de serviços a camada de abstração e o dinamismo necessários para construir utilitários de tecnologia para diferentes tipos de clientes e necessidades.
Foi quando a nuvem começou a expandir em seus conceitos de serviços e os provedores, a exemplo da Planus, encontraram outras maneiras de atender às empresas ansiosas por terceirizar pelo menos partes de seus centros de dados complexos e caros.
O XaaS será fundamental para a convergência entre a Transformação Digital e novos negócios
Além da otimização dos investimentos, as empresas encontram com Everything as a Service a oportunidade de simplificar as implantações de TI.
Com cada serviço de nuvem adicional, uma organização pode lançar partes de sua infraestrutura de TI interna, trazendo eficiência em diferentes estruturas computacionais e aperfeiçoando por exemplo:
Menos TI local significa menos sobrecarga física, como espaço de equipamento, energia e refrigeração. Isso favorece na eficiência das equipes de TI, permitindo que elas possam se dedicar em projetos de valor agregado mais importantes para os negócios.
Além disso, a utilização de um serviço externo, em vez da tecnologia local, transfere muitas despesas de capital ( Capex ) para despesas operacionais ( Opex ) para o negócio.
Os modelos Everything as a Service que levam sua empresa ao crescimento
A combinação de computação em nuvem e alta conectividade com a internet fornece um ambiente estratégico para o crescimento do XaaS. O Gartner, por exemplo, prevê que até 2020, as estratégias de adoção à nuvem influenciarão mais de 50% dos acordos de terceirização de TI .
Algumas organizações adotam o XaaS por questões de segurança, conformidade e governança corporativa. No entanto, é possível abordar cada vez mais essas preocupações, permitindo que as organizações tragam cargas de trabalho adicionais para a nuvem.
Backup as a service (BaaS)
Backup as a service é uma estratégia de backup de dados que envolve a compra de serviços de backup e recuperação de um provedor de backup de dados online. Em vez de realizar backup com um departamento de TI local e centralizado, o BaaS conecta os sistemas a uma nuvem privada, pública ou híbrida gerenciada pelo provedor externo.
Em vez de se preocupar com a rotação e o gerenciamento de fitas ou discos rígidos em um local externo, os administradores de armazenamento de dados podem descarregar a manutenção e o gerenciamento para o provedor de serviços.
Disaster Recovery as a Service (DRaaS)
Disaster recovery as a service é a replicação e hospedagem de servidores físicos ou virtuais por terceiros para fornecer failover no caso de uma catástrofe natural ou causada pelo homem.
Com a recuperação de desastres como um serviço, o tempo para devolver os aplicativos à produção é reduzido porque os dados não precisam ser restaurados pela Internet.
Communications as a Service (CaaS) ou Telefonia como Serviço
É uma solução de comunicação empresarial que pode incluir aplicações de voz sobre IP ( VoIP ou telefonia via Internet), mensagens instantâneas ( IM ), colaboração e videoconferência usando dispositivos fixos e móveis.
O fornecedor de CaaS é responsável por todo o gerenciamento de hardware e software e oferece garantia de qualidade de serviço ( QoS ). Essa abordagem elimina o grande investimento de capital e as despesas contínuas de um sistema cuja capacidade pode exceder ou ficar aquém da demanda atual.
Esses são alguns exemplos do impacto positivo da Transformação Digital e da expansão do conceito de computação em nuvem, que muitas vezes evoluiu de um padrão consolidado, a exemplo, da Infrastructure as a Service (IaaS), onde temos recursos de computação virtualizados pela Internet.
Quais modelos XaaS você visualiza implementar em sua empresa? Se você ainda tem dúvida sobre como o conceito de Everything as a Service pode ajudar na expansão do seu negócio a Plannus é capaz de atender a necessidade da sua empresa. Entre em contato com um de nossos especialistas estamos prontos em ajudar.
O processador RISC ocupa uma função restrita no data center do futuro, [more]
“Se você não sabe para onde está indo, qualquer estrada o levará [more]
Todos nós já ouvimos como o coronavírus forçou as empresas a migrar [more]
Fale Conosco
Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas: (11) 2102-5400 - 0800-7222-7332
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.