IaaS se consolida no mercado e segue com tendência de forte crescimento – Planus

IaaS se consolida no mercado e segue com tendência de forte crescimento

20/08/2018

IaaS se consolida no mercado e segue com tendência de forte crescimento

A Infraestrutura como Serviço (Infrastructure as a Service – IaaS), tem se consolidado nos últimos anos como uma das grandes responsáveis pelas rupturas que ocorrem no mercado global em virtude da forte Transformação Digital.

O Gartner por exemplo, aponta em suas previsões e pesquisas feitas a cada ano que o IaaS tem sido uma das áreas que mais tem recebido investimentos por parte das empresas que buscam o crescimento futuro e sua consolidação nos mercados ao redor do mundo.

É o que mostra por exemplo, o estudo Ciclo de Hype 2018 da Gartner para ICT na África, onde classifica a IaaS como uma das cinco tecnologias com alto impacto nos negócios nos próximos anos. Muitas das organizações adotam a nuvem para dar suporte a ambientes de produção e operações essenciais aos negócios. E no Brasil, essa realidade não é diferente.

As empresas definiram a IaaS como estratégia de Tecnologia para o crescimento

Ao adotar a Infraestrutura como Serviço as empresas passam a aprimorar toda sua arquitetura de tecnologia, implementando o aumento da produtividade do fluxo de trabalho em produção e com acesso a diversos benefícios.

  • Ampliação da eficiência da força de trabalho;
  • Investimentos em segurança na detecção e resposta a incidentes;
  • Uso inteligente de dados;
  • Estrutura segura de armazenamento;
  • Alta disponibilidade de suas operações.

Todas essas vantagens são obtidas através dos investimentos e esforços das empresas em fazer parte da transformação digital e aumentar sua participação em um mercado cada vez mais competitivo. Elas buscam estar cada vez mais conectadas, construindo novas plataformas de negócios e buscando novos fluxos de receita em cada setor.

As empresas que não estão criando novos modelos de negócios ou novas maneiras de atrair clientes estão ficando para trás, por isso a importância de considerar e contextualizar os modelos de negócios também de forma digital e investir em tecnologia a exemplo da IaaS.

Mesmo se o business de uma organização não seja a venda de tecnologia, como empresas de CRMs customizados, ou empresas que usam a infraestrutura de TI para vender, como um grande e-commerce. A palavra de ordem é, como a TI pode potencializar ainda mais o business através da força de vendas, fornecendo ferramentas e aplicações com base sólida de performance de processamento, armazenamento seguro (resiliência) e disponibilidade.

IaaS é uma das três principais categorias de serviços da computação em nuvem

A infraestrutura como serviço (IaaS), dentro do universo da computação em nuvem, fornece às empresas os recursos de computação com uso da Internet. IaaS é uma das três principais categorias de serviços de Cloud Computing, juntamente com software como serviço (SaaS) e plataforma como serviço (PaaS).

Através da Infraestrutura como Serviço as empresas passam a ter acesso a uma variedade de serviços que garantem a estrutura de tecnologia necessária para assegurar suas operações diárias com base em três pilares principais:

  1. Estrutura de monitoramento, logs e segurança;
  2. Arquitetura de balanceamento de carga e cluster;
  3. Resiliência de armazenamento, como backup, replicação e recuperação.

Esses serviços são cada vez mais orientados por iniciativas que buscam alta disponibilidade e desempenho da carga de trabalho nas operações, permitindo que os usuários de IaaS implementem níveis maiores de automação e orquestração para tarefas importantes de infraestrutura.

Um usuário pode por exemplo, implementar políticas para direcionar o balanceamento de carga para manter a disponibilidade e o desempenho dos principais aplicativos em produção.

Vale a pena investir em Infraestrutura como Serviço?

Com toda certeza, a IaaS continua a ser um segmento de forte crescimento, à medida que as empresas buscam reavaliar o uso de sua arquitetura com base em datacenter próprios e transferem suas necessidades de infraestrutura para a nuvem buscando atingir suas metas de agilidade e aumento do volume de negócios.

Por fim, esse forte crescimento continua refletindo a necessidade de uma mudança, principalmente nos serviços de TI considerados legados, devido à tendência crescente das empresas em buscar uma estratégia de negócios digital.

A Planus dispõe de um portfólio completo de serviços e soluções de infraestrutura com capacidade de atender às necessidades de seus clientes com muita flexibilidade e agilidade, por isso, se você ainda tem dúvidas a respeito dos benefícios da computação em nuvem para sua empresa, entre em contato com a gente.

RELATED POST

RELATED POST

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.