Saiba o melhor caminho para realizar a transição para uma nuvem híbrida – Planus

Saiba o melhor caminho para realizar a transição para uma nuvem híbrida

14/08/2018

Saiba o melhor caminho para realizar a transição para uma nuvem híbrida

Assim como todo processo de mudança de tecnologia, realizar uma transição para uma nuvem híbrida requer um bom planejamento e principalmente analisar e atender vários requisitos que, quando desconsiderados, podem causar vários transtornos no momento em que viramos a chave para uma nova infraestrutura tecnológica.

Vale destacar ainda que, a transição de uma nuvem pública ou privada para uma plataforma híbrida pode ser uma tarefa difícil e um grande desafio para as equipes de TI.

Porém, quando temos um projeto de migração devidamente planejado, prevendo possíveis imprevistos e executado por um parceiro confiável, as organizações podem obter o melhor de uma solução híbrida.

A importância de uma nuvem híbrida

Ao permitir que as cargas de trabalho se movam entre nuvens privadas e públicas à medida que as necessidades de processamento e os custos mudam, a nuvem híbrida oferece às empresas maior flexibilidade e mais opções na gestão de dados e aplicações.

A chave para criar uma nuvem híbrida bem-sucedida é selecionar camadas de software de hipervisor e nuvem que sejam compatíveis com a nuvem pública desejada, garantindo a interoperabilidade adequada com as interfaces de programação de aplicativos ( APIs ) e serviços da nuvem pública.

Alcançando essa combinação perfeita, o uso da nuvem híbrida leva as empresas a diversos benefícios.

O desafio da combinação entre a estrutura local e nuvem

A combinação bem-sucedida de uma nuvem privada e pública requer uma consideração cuidadosa de diferentes fatores, incluindo segurança, compatibilidade entre plataformas, requisitos de uso de dados e gerenciamento.

  1. Proteja a nuvem híbrida

O objetivo da segurança em uma plataforma de nuvem híbrida é garantir que os dados possam ser transferidos para a nuvem pública sem expor a nuvem privada a uma violação. Quaisquer dados devem ser protegidos de forma semelhante.

A ideia é que todos os dados sejam criptografados na nuvem privada local e mantidos criptografados enquanto se movem pela Internet para os recursos e serviços da nuvem pública.

Além disso, já no momento da transição, pode-se implementar uma solução de Backup, onde mesmo diante de um imprevisto a última versão dos dados e aplicações serão preservadas.

  1. Garanta a compatibilidade entre as plataformas

As plataformas de software utilizadas em nuvens privadas e públicas devem ser compatíveis. Geralmente, os problemas de compatibilidade começam com o hipervisor, por isso é importante empregar uma plataforma de virtualização compatível.

Não existe uma fonte única para a construção de nuvem híbrida heterogênea e várias plataformas podem ser necessárias. O importante é garantir que a pilha da nuvem privada e os serviços resultantes interajam com a nuvem pública pretendida.

  1. Faça o levantamento dos requisitos de uso de dados

Isso nos leva a uma visão significativa sobre a natureza e o valor dos dados corporativos, bem como a postura de segurança e conformidade da organização.

Por isso, será fundamental entender os dados presentes na nuvem privada e como esses dados podem ser movidos ou trocados por uma nuvem pública. Alguns dados podem simplesmente ser muito sensíveis para migrar para uma nuvem pública ou para compartilhar com cargas de trabalho de nuvem pública.

Esse é um fator crítico no momento da escolha de um parceiro de negócios para levar a sua empresa para um ambiente hibrido.

Na nuvem da Planus podemos simular o mesmo ambiente que o cliente já possui dentro de casa (On Premises).

Isso é um diferencial pois em muitas empresas que possuem sistemas legados (aplicações antigas que não são familiares a um ambiente de nuvem) podem ter problemas no momento da migração, pois estes dados mais antigos não terão a mesma performance na nuvem que no ambiente local.

Por fim, a criação e o uso de uma nuvem híbrida exige um gerenciamento criterioso. É comum em uma arquitetura desse tipo exigir investimentos em processos de automação e monitoramento.

Se você precisa implementar um projeto de nuvem híbrida, entre em contato conosco. Podemos ajudá-lo em todo o processo de planejamento, implantação e suporte, fazendo com que sua empresa obtenha todos os benefícios do uso de uma arquitetura híbrida segura.

 

RELATED POST

RELATED POST
15/09/2020

Como manter a segurança de dados em diferentes locais e na nuvem

As empresas que estão se adaptando a economia digital adotaram as plataformas [more]

9/09/2020

Quais os novos modelos de negócios a indústria 4.0 trará para as empresas

Não são apenas a tecnologia e os processos que a Indústria 4.0 [more]

8/09/2020

Indústria 4.0: Impondo novos padrões de produção inteligente

A Indústria 4.0 transforma a maneira como as empresas fabricam e comercializam [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.