Saiba porque o backup em nuvem se tornou um fator estratégico para as empresas – Planus

Saiba porque o backup em nuvem se tornou um fator estratégico para as empresas

9/08/2018

Saiba porque o backup em nuvem se tornou um fator estratégico para as empresas

A preocupação por parte das empresas em utilizar recursos avançados, a exemplo do backup em nuvem, mostra o quanto já evoluímos e temos uma separação bem distinta quanto a forma que as empresas visualizam os gastos com tecnologia.

Se por um lado temos organizações que consideram a TI apenas como um custo operacional, do outro lado temos uma visão que vai além e entendem a tecnologia como um investimento a médio prazo, considerando o crescimento futuro e como ferramenta de inovação e desenvolvimento de negócios.

Para se ter uma ideia sobre a importância de realizar investimentos em uma infraestrutura computacional visando a transformação digital, segundo um relatório publicado pela IDC no primeiro semestre de 2017, o mercado mundial de serviços em nuvem pública cresceu 28,6% em relação ao mesmo período de 2016, com receita total de US$ 63,2 bilhões.

O relatório aponta ainda que em 2018 haverá um crescimento de 40% nos investimentos para soluções em nuvem na América Latina, onde o mercado brasileiro tem uma forte participação.

O backup em nuvem como um fator estratégico para as empresas

A implementação do backup de dados em nuvem ajuda as empresas a reforçar a estratégia de proteção de dados sem aumentar a carga de trabalho da equipe de TI e quando bem aplicado contribui diretamente no plano de investimentos em tecnologia.

O processo de backup através de uma estrutura de Cloud Computing vem a substituir, totalmente ou parcialmente, o armazenamento de dados em diferentes mídias ou outros sistemas de armazenamento que geralmente acontece em uma infraestrutura própria da organização.

O primeiro aspecto estratégico a ser considerado com o uso da Cloud como local do armazenamento da cópia dos dados de uma empresa está diretamente ligado aos custos de aquisição e manutenção.

Considerando a implementação de uma estrutura de backup em datacenter local, são necessários investimentos em aquisição de equipamentos desde servidores, dispositivos de armazenamento, softwares e suprimentos, a exemplo de fitas ou discos.

Os serviços de backup em nuvem geralmente incluem o software e o hardware necessários para proteger os dados de uma organização e portanto, o custo operacional é de responsabilidade do provedor do serviço de cloud.

 

As opções para serviços de backup em nuvem incluem:

  1. Fazendo backup diretamente na nuvem pública.

Esse método envolve a gravação de dados diretamente em provedores de infraestrutura em nuvem.

  1. Fazendo backup para um provedor de serviços.

Uma organização grava dados em um provedor de serviços em nuvem com serviços de backup em um data center gerenciado.

  1. Backup de nuvem para nuvem.

Para dados que residem na nuvem em aplicativos de software como serviço (SaaS), essa prática copia esses dados para outra nuvem.

Mas o valor estratégico do backup em nuvem vai além dos custos de aquisição e manutenção. Outros benefícios associados ao uso da cloud incluem:

  • Custos reduzidos se o volume de dados de backup for baixo. Alguns provedores, oferecem backup gratuito na nuvem até um determinado limite de dados.
  • A nuvem é escalável. Os conjuntos de dados crescentes são facilmente salvos em backup na nuvem.
  • O gerenciamento de backups na nuvem é mais simples, pois os provedores de serviços cuidam de muitas das tarefas necessárias com outras formas de backup.
  • Eles geralmente são seguros contra ataques de ransomware porque são executados fora da rede do escritório.

 

O armazenamento pode ser o início da migração para a nuvem

 

É importante considerar que – mesmo sendo um assunto muito falado – a migração das aplicações de dados para a nuvem ainda é, em alguns casos, um tabu para muitas empresas.

Por outro lado, ao invés de migrar tudo para a nuvem, o passo a passo é uma ótima solução, principalmente quando falamos de backup, pois são dados que precisam ser apenas guardados e não acessados com frequência. Nesse aspecto, à medida que a empresa entende o “modus operandi”, vai criando confiança e percebe que outras aplicações também podem migrar para a nuvem.

Depois disso pode-se criar uma solução de Disaster Recovery, ou aplicações de criticidade média e por aí vai.

O importante é que a organização tenha um parceiro provedor de serviços em nuvem que entenda o cenário e o business para então customizar essa jornada para a nuvem na velocidade que a empresa estiver preparada para evoluir. Ou não! Pode ser que a empresa queira apenas um backup externo.

A Planus, através do portfólio IT 360 auxilia as empresas em todo esse cenário. E, independente de querer levar a sua empresa para a nuvem, você terá um fornecedor agnóstico, interessado em potencializar seus negócios e se for o caso de ir para a nuvem, continuar no ambiente On Premises, ou trabalhar no modelo híbrido, nós poderemos auxiliar.

Se você quer saber mais como implementar um projeto de backup em nuvem, entre em contato conosco. Podemos ajudá-lo em todo o processo dessa jornada, fazendo com que sua empresa obtenha todos os benefícios do uso dessa tecnologia.

RELATED POST

RELATED POST
29/09/2020

Colabore em qualquer lugar com segurança

À medida que a pandemia COVID-19 continua a se espalhar e as [more]

29/09/2020

Como manter as aplicações essenciais para o negócio nesse momento de crise

O impacto significativo do COVID-19 levou as empresas a embarcar em uma [more]

22/09/2020

O novo normal exige uma nova adaptação as soluções de comunicação unificadas

Com a pandemia de Covid-19 redefinindo a maneira como as pessoas trabalham, [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.