Backup na nuvem – Planus

Backup na nuvem

7/08/2018

Backup na nuvem

Reforce sua estratégia de proteção preventiva de dados.

Ao fazer uso do backup em nuvem, as empresas passam a convergir o cuidado com a proteção de dados com a tecnologia de ponta. Porém, para que essa integração tecnológica funcione é preciso ter a certeza que os provedores de armazenamento em nuvem possam garantir efetivamente a segurança no armazenamento de dados.

O principal aspecto que leva a essa preocupação reflete no recente histórico de ataques virtuais. O ano de 2017 nos mostrou que passamos a ter um fator de risco elevado associado aos ataques, sequestro de dados e roubo de informações.

Entre 2017 e 2018 tivemos que conviver com ataques por ransomware, malware e outros programas maliciosos. É certo que para os próximos anos tenhamos que lidar ainda mais com a evolução desses ataques.

Para se ter uma ideia dos riscos, em uma pesquisa realizada pelo (ISC)², instituto focado em Segurança da Informação e Cibersegurança, mostra que 44% dos profissionais de TI da América Latina apontaram o ransomware como o maior temor em relação à segurança da informação para 2018.

Frente a crescente preocupação das empresas com a segurança de dados, é importante destacarmos a necessidade de ter uma estratégia eficaz e focada totalmente na proteção de dados quando armazenados a partir do backup na nuvem.

Por que uma estratégia de backup na nuvem é necessária?

Armazenar cópia dos dados em locais diferentes já é uma prática comum das empresas em variados segmentos, tudo isso visando garantir uma redundância estratégica dos dados vitais de uma organização, permitindo aos administradores de sistema recuperar arquivos que foram danificados ou perdidos em decorrência de falhas técnicas, incêndios, inundações ou outro tipo de problema.

Além disso, o backup de dados também tem sido utilizado para proteger a empresa do roubo de dados, erro humano ou descuido, vandalismo de dados e até falência corporativa, exemplos de incidentes que podem resultar em perda de dados temporária ou permanente em todos os locais.

Portanto, o futuro da sua empresa pode depender do armazenamento e recuperação de dados. Em virtude disso, deve ser uma prioridade para as empresas maximizar a sua capacidade de se recuperar de ataques ou perda de dados, é preciso fazer bons backups e protegê-los de incidentes graves, a exemplo dos ataques de ransomware.

Mas por que uma estratégia de backup na nuvem é necessária? Se já existe uma prática da proteção de dados sendo feita através de uma estrutura local, por que deve-se adotar a nuvem?

Na verdade, uma tecnologia não precisa excluir a outra

A primeira resposta surge para quebrar uma ideia que necessariamente uma tecnologia deve excluir a outra e isso não é verdade. Lembre-se que estamos falando em proteção de dados e portanto, uma boa estratégia de backup pode integrar o mundo off-line com a nuvem. Elas podem ser complementares desde que sejam bem planejadas e executadas de forma eficiente.

Sistemas de backup em nuvem são uma boa aposta na luta contra ransomware

Atualmente, se tornou crítico proteger os arquivos de backups contra os ataques de ransomware e um sistema de backup na nuvem é uma opção forte. Isso porque a cópia de segurança dos arquivos estão fora da rede que está enfrentando o ataque, e o sequestro dos dados ocorre basicamente na estrutura de rede interna da empresa.

Os bons sistemas de backup em nuvem equilibram o custo e a eficiência

Uma opção é executar um backup na nuvem na mesma arquitetura do ambiente On Premises original. Essa técnica torna a migração dos dados para a nuvem mais barata e mais fácil de implementar. Além disso, tendo reproduzido o mesmo ambiente On Premises na nuvem, a migração de demais aplicações torna-se mais fácil, além de desmistificar a utilização da cloud para muitas empresas que ainda não se sentem seguras. Dessa forma o backup se torna o primeiro passo para essa migração.

Backup bem sucedido na nuvem

Como os cenários para realizar o backup de aplicativos na nuvem envolvem um conjunto de vantagens e desvantagens, pondere cuidadosamente suas opções. Encontre uma abordagem que melhor atenda às necessidades de proteção de dados em sua empresa.

Não há maneira única de fazer backup de seus aplicativos. Mas se você trabalhar de forma estratégica, sua empresa deve ser capaz de estabelecer a melhor abordagem de backup na nuvem para sua situação. Dessa forma, você saberá exatamente onde você está quando se trata da disponibilidade de seus dados.

Através do portfólio Planus IT 360, ajudamos as organizações a alcançarem esse equilíbrio entre os modelos de backup de dados sejam eles On Premises, Híbridos ou no ambiente 100% cloud.

Com 30 anos de experiência e um leque de soluções e serviços abrangentes, podemos auxiliá-los com a melhor proposta de ambiente tecnológico para que sua empresa obtenha a melhor performance e segurança preventiva adequadas.

Precisa de ajuda para escolher a melhor opção de proteção de dados? Fale com agente!
comercial@planus.com.br

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.