Por que soluções On Premise de TI ainda são comuns em grandes empresas - Planus

Por que soluções On Premise de TI ainda são comuns em grandes empresas

16/07/2018

Por que soluções On Premise de TI ainda são comuns em grandes empresas

O Researcher Uptime Institute relata que 50% dos orçamentos de data center de TI das empresas estiveram estáveis ​​ou encolheram nos últimos cinco anos e que 55% dos servidores corporativos se mantiveram ou​​ também encolheram. Mas também relata que, a partir de 2016, mais de 70% das cargas de trabalho corporativas ainda estavam sendo executadas em datacenters corporativos, com os data centers de colocation hospedando 20% dos sistemas e apenas 9% dos sistemas na nuvem.

Em meio a transformação digital e a maneira como o mercado vem se comportando notamos que a mudança para a nuvem é mais agressiva nas empresas do que parece, mas há um fato inegável que observamos quando visitamos as empresas: quase todo mundo tem algum tipo de computação interna.

Entenda algumas razões!

Controle

Ter controle de seus dados é uma das justificativas para a adoção do modelo On Premise. Dentro da hierarquia de muitas empresas é comum que o gestor de TI tenha que explicar à diretoria sobre a inoperância dos sistemas ou de um possível ataque malicioso. Incidentes como estes causam mais temor aos negócios e para alguns, ter o ambiente 100% dentro de casa ainda soa como algo seguro.

A solução para organizações assim são fornecedores de serviços de TI que operam com ambientes híbridos e fazem o gerenciamento direto de seus ativos de TI de missão crítica.

Segurança e governança

Alguns setores da economia passam por auditorias específicas de segurança da informação. Grandes empresas acham que, diante da infinidade de ofertas de nuvem disponíveis no mercado atual, nem todo fornecedor de serviços de nuvem realiza auditorias externas formais de sua TI. E isso pode prejudicar o resultado final das auditorias externas, reduzindo a classificação de segurança de TI da empresa.

Além disso, as empresas demonstram preocupação com a segurança da nuvem, já que no modelo On Premise é possível inserir qualquer recurso para proteger a infraestrutura e o sistema empresarial.

Esse argumento, porém, não subsiste, conforme pesquisas recentes, como a do Gartner, que concluiu que 95% das falhas de segurança na cloud decorrem de comportamento inadequado dos usuários das soluções, e não por gestão do provedor do serviço ou vulnerabilidades na infraestrutura.

Suporte direto

Outro motivo relevante que justifica a adoção de soluções On Premise em grandes empresas é o suporte direto. Os usuários internos da organização podem identificar os problemas e abrir um chamado imediatamente, sendo atendido por um colaborador do departamento de TI que está logo ao lado.

Por outro lado, nota-se que ainda existe muita falta de entendimento sobre serviços em nuvem. As empresas que hoje prestam serviços em ambientes híbridos (nuvem e On Premise) e ambientes 100% On Premise dispõe de soluções de monitoramento tão eficazes que preveem os problemas antes mesmo que aconteçam simplesmente pelo fato de o monitoramento ser tão eficaz que pelo comportamento que a rede e as aplicações demonstram é possível se antecipar ao problema e aplicar as correções preventivas necessárias. O tempo de resposta diante de um chamado também é considerado, pois cada plano contratado entrega tempos de resposta mais relevantes ao quão crítico é o negócio do cliente.

Migração para a nuvem

Ainda que o modelo On Premise em grandes empresas seja comum, há uma tendência cada vez mais forte da migração para a nuvem.

Seja acelerando a inovação, permitindo novas soluções de negócios, auxiliando na redução do ciclo de vendas ou apenas promovendo economia de custos, a computação em nuvem possui muitos benefícios.

Além de simplificar os processos, é preciso dizer que a nuvem também possibilita controle e segurança, dois argumentos utilizados para a adoção de modelo On Premise em grandes empresas.

Na verdade, o ambiente de infraestrutura de TI local nunca será extinto, o que as empresas precisam é criarem ambientes híbridos onde a infra local se mantém, mas é incrementada com a nuvem que traz – além de segurança na prevenção contra Desastres e a rápida recuperação dos dados – a elasticidade que só a nuvem pode proporcionar.

Escolha um provedor de serviços de qualidade para adequar as soluções às suas necessidades empresariais. Quer conhecer melhor como a Planus pode oferecer os melhores serviços de nuvem para sua empresa? Entre em contato conosco!

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.