Networking: Colaboração como Serviço - Planus

Networking: Colaboração como Serviço

3/07/2018

Networking: Colaboração como Serviço

A conexão é fundamental na economia digital, por isso é preciso encontrar maneiras mais eficientes de trabalhar de forma intuitiva com os serviços de colaboração. Muitas empresas, entenderam rapidamente que, para ter vantagem competitiva, é preciso utilizar a tecnologia de forma diferenciada. A adoção da computação em nuvem vem crescendo exponencialmente, e serviços como cloud networking ganham espaço no ambiente corporativo. Saiba um pouco mais como funciona.

Cloud networking

Cloud networking ou rede em nuvem é a terceirização ou a utilização de um ou mais recursos e serviços de rede da nuvem. Em outras palavras, é a transferência de algumas ou todas as operações de rede para uma rede baseada em nuvem.

Seu funcionamento é simples: os recursos de rede (roteadores virtuais, largura de banda, firewall virtual, qualquer software de gerenciamento de rede etc.) são hospedados em uma plataforma de nuvem pública, privada ou híbrida.

Rede LAN e WAN

O uso de redes em nuvem se destina a gerenciar e implantar funções de rede WAN (externa) e LAN (interna). O principal objetivo é liberar os serviços de serem anexados a um  hardware específico para que possam ser implantados mais rapidamente usando o software em uma conexão de rede.

O conceito básico de cloud networking, no qual menos dispositivos de gerenciamento são instalados nas filiais ou nas instalações do cliente e mais funções de roteamento e gerenciamento são transferidos para a nuvem, agora está sendo perseguido por uma gama mais ampla de produtos de rede, que incluem roteadores de filiais, software de otimização de WAN e firewalls.

Tipos de cloud networking

Existem dois tipos de cloud networking:

  • Rede habilitada para nuvem (cloud-enable networking): uso de recursos de nuvem para gerenciar uma rede interna ou local, como o uso de um software de gerenciamento de rede SaaS ou uma solução antivírus para gerenciar e proteger uma rede interna.
  • Rede baseada em nuvem (cloud-based networking): uso de recursos de rede inteiramente da nuvem. Para que as operações sejam realizadas inteiramente na nuvem, os equipamentos da rede também devem ser baseados na nuvem.

A rede em nuvem pode envolver soluções como a interconexão de vários servidores virtuais privados ou a conexão de uma máquina virtual ao armazenamento em nuvem.

Colaboração as a Service

A cloud computing tradicional refere-se à entrega de software (SaaS), infraestrutura (IaaS) ou armazenamento via Internet, em tempo real, com acesso aos dados a qualquer momento

ou em qualquer lugar por meio de dispositivos conectados à nuvem.

Da mesma forma, a colaboração como Serviço atende à demanda do mercado, por soluções colaborativas, através da escalabilidade que uma solução em nuvem oferece, disponibilizando a customização que as empresas precisam de acordo com os picos de demandas que a sazonalidade exige.

Esse tipo de solução que é prestada como serviço, exige menos da infraestrutura local – como mencionado a cima – mas adiciona custos da contratação como serviço que a médio e longo prazos (no balanço anual por exemplo) refletem a redução de custos com a infra local e isso compensa no bolso das empresas.

Por outro lado, o ganho em performance é imediato pois todo o processamento que seria exigido da infra local passa a ser exigido do local onde a solução de colaboração como serviço estiver hospedada, ou seja, a nuvem privada do parceiro de negócios.

Outro benefício que vale ser apontado é que, com essa contratação a empresa também ganha com o serviço de gestão de TI que será prestado, pois como estamos falando de “As a Service” a colaboração traz embarcada em si a prestação de serviço oferecida por profissionais focados na solução para trazer maior ganho competitivo para a demanda de negócio do cliente.

E é nesse cenário que o portfólio Planus IT 360 entra em ação. Pois, soluções As a Service como essa, rodam na nuvem privada da Planus e além de todos os benefícios que apontamos, a Planus terá 100% de visibilidade da solução com o objetivo de incrementar e desenvolver os negócios do cliente. Sem falar das outras inúmeras possibilidades que a Planus poderá agregar por já estar engajada com o business do cliente.

Ferramentas de vídeo colaboração, extensão da telefonia IP às reuniões e outras tecnologias são soluções que, a partir da rede, promovem uma comunicação unificada. Compartilhamento de arquivos, uso de sistema de mensagens sempre disponível, criação de ambientes de trabalho colaborativo são fundamentais para produtividade e redução de custos empresarial.

Em suma, soluções de Colaboração como Serviço oferecem estabilidade, escalabilidade e contribuem para que a organização trabalhe em prol da vantagem competitiva.

Quer entender como a Planus desenvolve soluções de colaboração customizadas?

Entre em contato com os nossos especialistas.

Comercial@planus.com.br

 

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.