Monitoramento e Gestao NOC: os dois pilares da Segurança em TI – Planus

Monitoramento e Gestao NOC: os dois pilares da Segurança em TI

28/06/2018

Monitoramento e Gestao NOC: os dois pilares da Segurança em TI

Você sabia que Monitoramento e Gestão NOC são fundamentais para garantir a segurança e a continuidade de seus negócios?

Nos dias de hoje, a infraestrutura de TI é o que sustenta todos os processos corporativos. Ter completa visibilidade sobre ela, acompanhando suas operações, é fundamental para que os negócios não sejam interrompidos. Por esse motivo, Monitoramento e Gestão NOC são dois pilares da segurança em TI que vêm sendo adotados no ambiente corporativo.

Se você ainda não conhece essas soluções, esse post é perfeito para você. Acompanhe!

Monitoramento

Monitoramento é um conjunto de ferramentas de TI que deve resolver qualquer problema nos hardwares e nas aplicações. Elas são implantadas em estações de trabalhos e servidores e devem se destinar a manter o ambiente de TI funcionando sem interrupções, 24 horas por dia e sete dias por semana. Por isso, é chamado de monitoramento remoto 24×7.

Eventuais gargalos podem ser identificados pelas equipes de TI a partir desse monitoramento. Assim, podemos dizer que essa solução se caracteriza pela proatividade na prevenção e no atendimento em momentos críticos.

Ela é fundamental para a segurança em TI, pois pode evitar incidentes. Quer um exemplo? A mera instalação de um software gratuito, como um antivírus, pode surpreender um gestor mais desavisado, já que os programas não pagos costumam carregar em sua instalação malwares e outras ameaças. Felizmente, com um monitoramento constante, é possível perceber essa aparição antes que ela cause danos ao sistema e aos dados corporativos.

Em outras palavras, o monitoramento permite que o gestor assuma o controle da sua infraestrutura e dê sustentação aos seus sistemas.

Não é de se espantar que Monitoramento e Gestão NOC estão interligados. Na Planus, por exemplo, a gestão e o monitoramento do ambiente de TI são feitas pelo Network Operations Center (NOC), responsável por manter disponível e operacional qualquer ambiente de TI.

Gestão NOC

NOC (ou Centro de Operações de Rede) é uma estrutura que monitora e administra os eventos de TI dentro de uma empresa. Monitoramento e Gestão NOC são soluções que devem ser implementadas e utilizadas por especialistas com conhecimentos em administração de redes.

A Gestão NOC é uma forma de manter o ambiente estável, e, para tanto, é preciso executar scripts para estabilizar incidentes de maneira imediata. Neste sentido, essa gestão se alia à segurança em TI ao envolver também rotinas específicas, como backup e atualização de licenças e softwares de segurança.

Monitoramento e Gestão NOC, quando realizados por profissionais capacitados, são capazes de gerar relatórios de melhorias, documentos fundamentais para o crescimento do negócio. Eles unem dados sobre capacidade, disponibilidade, performance, alertas, gerenciamento de nível de serviço e previsão futura.

Vantagens do Monitoramento e Gestão NOC

As vantagens do Monitoramento e Gestão NOC para uma empresa são bem relevantes e interferem na saúde financeira do negócio.

Uma pesquisa do Network Barometer Report 2016 concluiu que redes monitoradas respondem 69% mais rapidamente a incidentes e possuem tempo de reparo 32% menor quando comparadas às redes que não são gerenciadas. Quanto mais rápida a resposta e menor o tempo de reparo, menor a indisponibilidade dos sistemas e menor o prejuízo financeiro.

Considerando a economia de tempo e de recursos, é natural pensar que a produtividade e a eficiência das equipes serão maiores. A empresa poderá utilizar seus colaboradores em outras áreas estratégicas e na resolução de outros problemas que não dizem respeito aos ativos de TI.

Outra vantagem do Monitoramento e Gestão NOC é a emissão de relatórios, que são essenciais para melhorar a gestão de TI e para conferir subsídio à tomada de decisão. Por meio de dados relevantes, é possível antecipar problemas e resolvê-los antes que causem prejuízos. São também os relatórios que fornecem informações para os indicadores.

Por fim, o monitoramento e a gestão 24×7 conseguem garantir mais estabilidade e segurança ao ambiente de TI. Algumas tarefas cruciais para manter os dados seguros podem ser automatizadas, como definições de vírus, atualizações de software, backups de informações críticas e manutenção de sistemas.

Uma empresa que conta com os serviços de Monitoramento e Gestão NOC possui uma vantagem competitiva considerável. Além de ser um investimento em segurança, é uma medida preventiva que garante a continuidade dos negócios.

Se você ainda não adotou essas soluções em sua empresa, entre em contato conosco!

RELATED POST

RELATED POST
2/12/2020

Como a IOT pode proporcionar operações mais inteligentes?

Se você já ouviu a frase “Internet of Things” ou viu a [more]

1/12/2020

Quais as novas oportunidades de inovação a IOT trará para os negócios?

A Internet das Coisas (IoT) está moldando ativamente os mundos dos negócios [more]

24/11/2020

Qual impacto que a estratégia de continuidade de negócios pode trazer no orçamento da sua empresa?

Incêndios, terremotos, inundações, quedas de energia e outros tipos de desastres atingem [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.