Serviços Gerenciados de TI – Planus

Serviços Gerenciados de TI

26/06/2018

Serviços Gerenciados de TI

Conheça mais sobre o suporte que auxiliará sua empresa a manter o foco na inovação.

A tecnologia da informação é um setor cada vez mais estratégico nas empresas. Por este motivo, está crescendo a busca pelos serviços gerenciados de TI para manter a alta disponibilidade, a segurança e a performance da infraestrutura, com bom custo benefício.

Os chamados managed services contribuem para otimizar todo o processo tecnológico que envolve o negócio, quer saber como? Confira!

Serviços gerenciados de TI (managed services)

É o tipo de solução que existe para liberar os líderes de TI das preocupações rotineiras com as operações de infraestrutura.

Os managed services monitoram e gerenciam remotamente os ativos de TI das empresas (hardware, sistemas operacionais, softwares), e isso envolve controle de disponibilidade, falhas e desempenho dos sistemas, e segurança. Assim, os gestores podem se dedicar aos negócios e aos processos de inovação.

Além de contribuir para a eficiência e a agilidade nas entregas das aplicações de negócios, os serviços gerenciados de TI devem garantir o cumprimento dos acordos de nível de serviço (Service-Level Agreement, SLA).

Além disso, serviços gerenciados de TI proporcionam as seguintes vantagens para a empresa que os contrata:

  • Liberação do time de TI interno para focar em atividades estratégicas e não operacionais.
  • Melhora técnica do time interno de TI por meio do compartilhamento de experiências e conhecimento.
  • Flexibilidade operacional para lidar com diferentes demandas e/ou problemas relacionados à TI.
  • Redução dos custos operacionais de TI no médio e curto prazo através da maior disponbilidade do time interno de TI e agilidade na resolução de problemas mais complexos.

Dentre as ofertas, podemos citar o monitoramento e NOC 24×7, a gestão e o suporte a sistema operacional e software, Backup as a Service, Disaster Recovery as a Service, e outros.

Monitoramento e NOC 24×7

O monitoramento remoto 24×7 é um conjunto de ferramentas de TI implantadas em estações de trabalho e servidores destinadas a monitorar em tempo real a disponibilidade e a performance das aplicações empresariais. Esse monitoramento pode ser realizado, inclusive, em um ambiente híbrido (Cloud Pública, Data Center Interno ou Externo).

Na Planus, a administração e monitoração do ambiente de TI dos clientes é realizada por nosso Network Operations Center (NOC), cuja responsabilidade é de administrar e manter disponível e operacional qualquer ambiente de TI, minimizando o impacto ao negócio.

Gestão e suporte a sistema operacional

Um dos managed services muito utilizados é o serviço de gestão e suporte de sistema operacional. É a administração proativa limitado ao sistema operacional LINUX ou WINDOWS. Dentre suas tarefas, estão o monitoramento proativo, as atualizações programadas e a recuperação do sistema operacional no ambiente em caso de indisponibilidade.

É um serviço que consegue dar tranquilidade ao gestor de TI, que poderá focar na gestão, e não na execução do negócio.

Gestão e suporte a software

No mesmo sentido da gestão e suporte a sistema operacional, está a gestão e suporte a software. Esse serviço nada mais é do que garantir que os programas sejam monitorados por mão-de-obra especializada em TI. Essa solução é importante para deixar a equipe de TI focada em inovação e estratégia, já que esse monitoramento é muito burocrático.

Quando o prestador de serviço possui profissionais qualificados, eles utilizam ferramentas avançadas, melhores práticas (ITIL) e processos (COBIT) para atender a empresa com excelência.

Backup as a Service

Dentre os managed services de TI, a gestão de backup é fundamental para a segurança dos processos empresariais. Adotar o Backup As A Service é a única forma realmente segura de garantir a continuidade dos negócios, ao lado do Disaster Recovery as a Service.

O Backup as a Service é uma abordagem de backup de dados em que a empresa compra os serviços de backup (terceirização do backup para uma empresa de TI). Ela poderá conectar os sistemas empresariais à nuvem, armazenar os dados em Storage e/ou Fita, em seu próprio data center ou no data center do provedor do serviço. Essa é uma escolha do cliente, que também escolherá os equipamentos de backup em ambiente compartilhado ou dedicado.

Disaster Recovery as a Service

Um dos managed services de TI muito adotados pelas empresas é o Disaster Recovery as a Service, que é essencial para deixar sua infraestrutura ativa em minutos. Essa solução planeja a continuidade dos negócios por meio de processos e procedimentos de gerenciamento de riscos que objetivam evitar interrupções nos serviços e restabelecer o funcionamento da organização o mais rápido possível.

Principais tendências nos serviços gerenciados de TI 

Ao entregar o gerenciamento dos ativos de rede para empresa especializada, os gestores ganham mais tempo para se dedicar aos negócios, processos de inovação e questões estratégias da empresa.

Por isso, esse tipo de solução tem se apresentado a principal alternativa para liberar os líderes de TI das preocupações diárias. Neste contexto, podemos identificar como principais tendências nos serviços gerenciados de TI:

  • Aumento da competitividade e, consequentemente, maior investimento em novas tecnologias como computação em nuvem e mobilidade.
  • Maior procura pelos serviços ligados à segurança e estabilidade dos dados corporativos. As projeções para 2018 são de uma receita de cerca de US$ 708 milhões só na América Latina.
  • Surgimento de soluções segmentadas e escaláveis para maior otimização do ambiente de TI, sem perder performance na conectividade ou segurança.
  • Crescimento do serviço conhecido como gerenciamento de hardware, usado para administrar falhas e acidentes, além de realizar a manutenção preventiva e corretiva de todos os equipamentos envolvidos na infraestrutura de TI.

Todos os managed services de TI só podem conferir os benefícios de agilidade e eficiência se o provedor de serviços oferecer uma equipe qualificada para lidar com a infraestrutura. Felizmente, a Planus é uma service provider que está no mercado há mais de 30 anos oferecendo os melhores serviços, profissionais e soluções para resolver os problemas de sua TI. Precisa de ajuda? Entre em contato conosco!

 

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