Conheça mais sobre o suporte que auxiliará sua empresa a manter o foco na inovação.
A tecnologia da informação é um setor cada vez mais estratégico nas empresas. Por este motivo, está crescendo a busca pelos serviços gerenciados de TI para manter a alta disponibilidade, a segurança e a performance da infraestrutura, com bom custo benefício.
Os chamados managed services contribuem para otimizar todo o processo tecnológico que envolve o negócio, quer saber como? Confira!
Serviços gerenciados de TI (managed services)
É o tipo de solução que existe para liberar os líderes de TI das preocupações rotineiras com as operações de infraestrutura.
Os managed services monitoram e gerenciam remotamente os ativos de TI das empresas (hardware, sistemas operacionais, softwares), e isso envolve controle de disponibilidade, falhas e desempenho dos sistemas, e segurança. Assim, os gestores podem se dedicar aos negócios e aos processos de inovação.
Além de contribuir para a eficiência e a agilidade nas entregas das aplicações de negócios, os serviços gerenciados de TI devem garantir o cumprimento dos acordos de nível de serviço (Service-Level Agreement, SLA).
Além disso, serviços gerenciados de TI proporcionam as seguintes vantagens para a empresa que os contrata:
Dentre as ofertas, podemos citar o monitoramento e NOC 24×7, a gestão e o suporte a sistema operacional e software, Backup as a Service, Disaster Recovery as a Service, e outros.
Monitoramento e NOC 24×7
O monitoramento remoto 24×7 é um conjunto de ferramentas de TI implantadas em estações de trabalho e servidores destinadas a monitorar em tempo real a disponibilidade e a performance das aplicações empresariais. Esse monitoramento pode ser realizado, inclusive, em um ambiente híbrido (Cloud Pública, Data Center Interno ou Externo).
Na Planus, a administração e monitoração do ambiente de TI dos clientes é realizada por nosso Network Operations Center (NOC), cuja responsabilidade é de administrar e manter disponível e operacional qualquer ambiente de TI, minimizando o impacto ao negócio.
Gestão e suporte a sistema operacional
Um dos managed services muito utilizados é o serviço de gestão e suporte de sistema operacional. É a administração proativa limitado ao sistema operacional LINUX ou WINDOWS. Dentre suas tarefas, estão o monitoramento proativo, as atualizações programadas e a recuperação do sistema operacional no ambiente em caso de indisponibilidade.
É um serviço que consegue dar tranquilidade ao gestor de TI, que poderá focar na gestão, e não na execução do negócio.
Gestão e suporte a software
No mesmo sentido da gestão e suporte a sistema operacional, está a gestão e suporte a software. Esse serviço nada mais é do que garantir que os programas sejam monitorados por mão-de-obra especializada em TI. Essa solução é importante para deixar a equipe de TI focada em inovação e estratégia, já que esse monitoramento é muito burocrático.
Quando o prestador de serviço possui profissionais qualificados, eles utilizam ferramentas avançadas, melhores práticas (ITIL) e processos (COBIT) para atender a empresa com excelência.
Backup as a Service
Dentre os managed services de TI, a gestão de backup é fundamental para a segurança dos processos empresariais. Adotar o Backup As A Service é a única forma realmente segura de garantir a continuidade dos negócios, ao lado do Disaster Recovery as a Service.
O Backup as a Service é uma abordagem de backup de dados em que a empresa compra os serviços de backup (terceirização do backup para uma empresa de TI). Ela poderá conectar os sistemas empresariais à nuvem, armazenar os dados em Storage e/ou Fita, em seu próprio data center ou no data center do provedor do serviço. Essa é uma escolha do cliente, que também escolherá os equipamentos de backup em ambiente compartilhado ou dedicado.
Disaster Recovery as a Service
Um dos managed services de TI muito adotados pelas empresas é o Disaster Recovery as a Service, que é essencial para deixar sua infraestrutura ativa em minutos. Essa solução planeja a continuidade dos negócios por meio de processos e procedimentos de gerenciamento de riscos que objetivam evitar interrupções nos serviços e restabelecer o funcionamento da organização o mais rápido possível.
Principais tendências nos serviços gerenciados de TI
Ao entregar o gerenciamento dos ativos de rede para empresa especializada, os gestores ganham mais tempo para se dedicar aos negócios, processos de inovação e questões estratégias da empresa.
Por isso, esse tipo de solução tem se apresentado a principal alternativa para liberar os líderes de TI das preocupações diárias. Neste contexto, podemos identificar como principais tendências nos serviços gerenciados de TI:
Todos os managed services de TI só podem conferir os benefícios de agilidade e eficiência se o provedor de serviços oferecer uma equipe qualificada para lidar com a infraestrutura. Felizmente, a Planus é uma service provider que está no mercado há mais de 30 anos oferecendo os melhores serviços, profissionais e soluções para resolver os problemas de sua TI. Precisa de ajuda? Entre em contato conosco!
O processador RISC ocupa uma função restrita no data center do futuro, [more]
“Se você não sabe para onde está indo, qualquer estrada o levará [more]
Todos nós já ouvimos como o coronavírus forçou as empresas a migrar [more]
Fale Conosco
Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas: (11) 2102-5400 - 0800-7222-7332
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.