Por que o Cloud Backup deve ser o primeiro passo na migração de empresas para a nuvem? – Planus

Por que o Cloud Backup deve ser o primeiro passo na migração de empresas para a nuvem?

12/06/2018

Por que o Cloud Backup deve ser o primeiro passo na migração de empresas para a nuvem?

Veja como o Cloud Backup atua na migração para a nuvem!

A migração de empresas para a nuvem é uma etapa importante e decisiva para os negócios. Não é exagero falar que todas as inovações dos últimos anos se basearam em cloud computing, e as organizações devem se atentar a isso caso queiram se manter competitivas. E o Cloud Backup possui um relevante papel na hora de migrar uma empresa para a nuvem. Saiba por quê!

  1. Por que migrar para a nuvem?

Existem muitos benefícios para a migração de empresas para a nuvem. E o primeiro deles é a segurança de dados.

Os provedores de serviços em nuvem, possuem infraestruturas maduras projetadas com práticas recomendadas de segurança. O monitoramento do equipamento é constante, e o acesso às instalações onde ficam os equipamentos é altamente seguro. Ao contrário do que se pensa, a nuvem não é menos segura do que os servidores internos de uma empresa.

Outro bom motivo para migrar para a nuvem é a adequação da demanda ao valor gasto. Os serviços de nuvem permitem que a empresa pague pelo uso de recursos de que precisa. Os valores são gastos ao longo do tempo, conforme seja necessário mais ou menos estrutura (tecnologia escalável).

A confiabilidade também é um benefício da nuvem. A redundância no nível de hardware e software protege contra a perda de dados e, consequentemente, mantém o negócio funcionando. A única certeza com a nuvem é que seus dados estarão lá quando você precisar.

Se isso não basta para migrar para a nuvem, ainda há outro benefício: integração. Um negócio integrado é funcional e eficiente. Os serviços em nuvem geralmente têm integrações com outros serviços, como sistemas de ponto de venda e gerenciamento de projetos, sistemas de marketing e CRMs, aplicativos, dentre outros.

  1. Por que o Cloud Backup é o primeiro passo?

A migração de empresas para a nuvem deve envolver um bom planejamento para que não haja indisponibilidade e para que o impacto seja o menor possível nas operações corporativas. Em alguns casos, a consultoria de TI é necessária para que ela seja feita sem problemas. Independentemente disso, é preciso ter em mente a importância do Cloud Backup nesse processo.

A ideia é bastante simples: se uma empresa quer migrar todas os seus dados e operações para a nuvem, o primeiro passo é garantir que todas as informações necessárias estejam, de fato, na nuvem. Por isso, o Cloud Backup deve ser o primeiro passo.

Para tudo estar disponível na hora certa e para que o negócio tenha continuidade, é preciso se certificar que os dados estão no servidor externo. Ao realizar a cópia de dados, isso é garantido.

O processo de backup faz a cópia dos dados e os armazena em diferentes mídias ou em outro sistema de armazenamento para facilitar o acesso no caso de uma situação de recuperação. Por isso, é muito importante que o Cloud Backup seja o primeiro passo na migração de empresas para a nuvem, momento em que podem ocorrer problemas que comprometam a disponibilidade.

  1. Como funciona o Cloud Backup?

O Cloud Backup (backup na nuvem ou backup online) é uma estratégia de backup de dados que envolve o envio de uma cópia dos dados para um servidor externo situado na nuvem. O servidor geralmente é hospedado por um provedor de serviços terceirizado, que cobra do cliente de backup uma taxa com base na capacidade, na largura de banda ou no número de usuários.

Algumas opções de Cloud Backup envolvem:

  • Backup em nuvem privada: diferentemente da nuvem pública, na nuvem privada além de saber onde seus dados estão armazenados você tem acesso à equipe que cuida dos seus dados e aplicações;
  • Backup com serviços adicionais: uma vez que os dados de uma empresa já estejam guardados na nuvem, é mais fácil incrementar outros serviços, como Infraestrutura e Disaster Recovery as a Service;
  • Backup de nuvem para nuvem: para dados que residem na nuvem em aplicativos de software como serviço (SaaS), essa prática copia esses dados para outra nuvem.

A implementação do Cloud Backup ajuda a reforçar a estratégia de proteção de dados de uma organização sem aumentar a carga de trabalho da equipe de tecnologia da informação. Por isso, essa solução é tão importante na hora de realizar a migração da empresa para a nuvem!

Precisa de ajuda nesse processo? Entre em contato com a Planus!

RELATED POST

RELATED POST
2/12/2020

Como a IOT pode proporcionar operações mais inteligentes?

Se você já ouviu a frase “Internet of Things” ou viu a [more]

1/12/2020

Quais as novas oportunidades de inovação a IOT trará para os negócios?

A Internet das Coisas (IoT) está moldando ativamente os mundos dos negócios [more]

24/11/2020

Qual impacto que a estratégia de continuidade de negócios pode trazer no orçamento da sua empresa?

Incêndios, terremotos, inundações, quedas de energia e outros tipos de desastres atingem [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.