A Importância do Gerenciamento Inteligente de Dados – Planus

A Importância do Gerenciamento Inteligente de Dados

1/06/2018

A Importância do Gerenciamento Inteligente de Dados

O gerenciamento inteligente de dados é fundamental para garantir a continuidade dos negócios, a tomada de decisões fundamentada e mais produtividade.

Na era da transformação digital, o fluxo de informações é enorme. Uma empresa, para ter sucesso, deve saber manejá-lo de forma estratégica. Daí a importância de um gerenciamento inteligente de dados que saiba vencer os desafios comuns que qualquer negócio enfrenta no tocante à informação.

Entenda os motivos pelos quais você deve adotar soluções que contribuam para o gerenciamento inteligente de dados.

Os desafios para um Gerenciamento Inteligente de Dados

Empresas de qualquer porte têm certa dificuldade para fazer um gerenciamento inteligente de dados. Não sem razão. Todas as operações feitas, interna e externamente, envolvem um alto fluxo de informações. Múltiplos ambientes de infraestrutura, relacionamento com o cliente, transações virtuais, qualquer etapa da atividade gera muitos dados para um negócio.

Por isso, o primeiro desafio que o gestor deve enfrentar é a dispersão de dados, já que eles são gerados de múltiplas fontes. Em seguida, vem o estado crítico dos dados, uma vez que, além de serem essenciais para entregar resultados positivos para o negócio, devem estar sempre seguros e protegidos. Por fim, o crescimento exponencial de dados, que dificulta seu gerenciamento.

Para resolver tais desafios, os gestores de negócios precisam, inicialmente, compreender a importância de um gerenciamento inteligente de dados para a empresa. Isso envolve, principalmente, uma profunda compreensão sobre como algumas soluções tecnológicas garantem disponibilidade e visibilidade para os dados.

Como consequência, nota-se um ganho significativo de produtividade nas equipes, mais segurança e melhor custo-benefício.

A importância de um Gerenciamento Inteligente de Dados

Uma boa infraestrutura de TI, que possui soluções com foco em inovação, consegue fazer um gerenciamento inteligente de dados.

Isso porque se preocupa em manter os dados corporativos sempre visíveis e disponíveis. Ainda que provenham de várias fontes, que o volume seja alto e que haja grande necessidade de proteção, as ferramentas conseguem driblar os desafios e garantir uma boa gestão.

Par ter disponibilidade, o gestor deve adotar soluções de backup que garantam a segurança e a recuperação de dados em caso de incidentes. Se a infraestrutura se basear em múltiplos ambientes (físico e nuvem), é preciso garantir também a integração para centralizar a gestão de dados.

No tocante à visibilidade, as ferramentas devem trabalhar para unificar e clarificar os dados provenientes das variadas operações, coletando insights operacionais para melhorar as decisões de negócio e os resultados.

Então, como a disponibilidade e a visibilidade importam para o gerenciamento inteligente de dados? De três formas principais:

01 – Garantindo a continuidade dos negócios

02 – Interferindo positivamente na tomada de decisões

03 – Aumento de produtividade.

Garantindo a continuidade dos negócios

Ter dados sempre disponíveis quer dizer que é possível utilizá-los sempre que necessário. Isso envolve os mecanismos de segurança e recuperação, como Disaster Recovery, que garantem essa disponibilidade caso os dados sejam perdidos ou comprometidos. O resultado é a continuidade dos negócios apesar dos incidentes.

Você não pode perder um contrato milionário só porque seu sistema saiu do ar. Suas soluções devem estar prontas para te subsidiar mesmo que algo esteja comprometido em sua infraestrutura.

Interferindo positivamente na tomada de decisões

Todo gestor que consegue ter visibilidade de dados tem mais informações para tomar decisões. Ao adotar soluções que unificam os dados, é possível ter uma visão completa dos ambientes. Isso possibilita adotar medidas preventivas para evitar problemas, bem como agir reativamente de forma mais fundamentada.

Aumento de produtividade das equipes

Um gerenciamento inteligente de dados possibilita que os departamentos de uma empresa trabalhem de forma integrada e segura. A informação organizada, centralizada, protegida, disponível e visível é essencial para que cada equipe desenvolva seus trabalhos com mais facilidade, aumentando assim a produtividade de todos.

Como consequência disso, o custo-benefício das soluções adotadas se torna ainda melhor, já que as soluções contribuem para otimizar o trabalho. Os colaboradores podem organizar melhor seu tempo e trabalhar em algo mais estratégico para os negócios.

O gerenciamento inteligente de dados é fundamental para garantir o sucesso do negócio, pois garante sua continuidade, a tomada de decisões fundamentada e maior produtividade.

Com o portfólio IT 360 a Planus garante, não só a continuidade dos negócios, como também um gerenciamento dos dados de forma proativa e inteligente, fazendo com que sua empresa tenha maior facilidade de gerar informações e ter ganho estratégico na escala de negócios.

Você adota soluções que contribuem para essa gestão? Conte para a gente!

 

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.