3 Soluções de TI essenciais para garantir a proteção dos dados de uma empresa – Planus

3 Soluções de TI essenciais para garantir a proteção dos dados de uma empresa

1/06/2018

3 Soluções de TI essenciais para garantir a proteção dos dados de uma empresa

Quer evitar que sua empresa fique no prejuízo devido à falta de proteção dos dados? Veja 3 soluções de TI essenciais!

Qual o tamanho do seu prejuízo quando o sistema da empresa sofre um ataque cibernético ou sai do ar por algumas horas? Assegurar a disponibilidade e a proteção dos dados é fundamental para o chamado Business Continuity, ou continuidade dos negócios.

A capacidade de uma organização manter funções essenciais durante e após a ocorrência de um desastre é crucial para seu sucesso. Para tanto, é preciso adotar soluções de TI que conseguem garantir, principalmente, a segurança da informação.

Listamos 3 principais soluções para você conhecer!

Disaster Recovery as a Service

Uma das soluções de TI essenciais para garantir a proteção dos dados de uma empresa é o Disaster Recovery as a Service (DRaaS). Essa solução planeja a continuidade dos negócios por meio de processos e procedimentos de gerenciamento de riscos que objetivam evitar interrupções nos serviços e restabelecer o funcionamento da organização o mais rápido possível.

E como ela colabora para a proteção dos dados? Uma solução de Disaster Recovery realiza backups diários, que podem ser executados em periodicidade definida pela equipe de TI. É possível configurá-lo a cada 24 horas (Empresa Backup) ou a cada 4 horas (Empresa Snapshot), por exemplo. Assim, se houver comprometimento do sistema, o backup recupera a última versão atualizada dos dados em pouco tempo.

Porém, é importante contar com uma solução de DRaaS que possua um bom custo-benefício, pois muitos parceiros cobram separadamente pelos serviços que devem ser incluídos na solução (automação de recuperação, proteção dos dados, replicação, offside backup).

Backup as a service

O backup é, possivelmente, a solução de TI para proteção dos dados mais conhecida do mundo. Até as pessoas mais leigas sabem do que se trata. Em sua essência, ela nada mais é do que uma cópia dos dados. Porém, na era da transformação digital, em que o investimento de TI é fundamental para o sucesso das empresas, as soluções de melhor custo-benefício têm a preferência dos gestores. É o caso do Backup as a Service (BaaS).

O Backup as a Service é uma abordagem de backup de dados que envolve a compra de serviços de backup. É a terceirização do backup empresarial para uma empresa de tecnologia da informação.

O BaaS é realizado por um provedor de serviços, e a empresa não terá qualquer preocupação em realizar as cópias de segurança dos dados. Ele pode conectar os sistemas empresariais à nuvem, armazenar os dados em Storage e/ou Fita, em seu próprio data center ou no data center do provedor do serviço. Essa é uma escolha do cliente.

Monitoramento remoto 24×7

O ambiente de TI de uma empresa deve funcionar sem interrupções 24 horas por dia, sete dias por semana. Para que isso seja possível, uma das soluções de TI utilizadas é o monitoramento remoto 24×7, um conjunto de ferramentas de TI implantadas em estações de trabalho e servidores, capazes de resolver qualquer problema nas aplicações e hardwares.

Com esse monitoramento, as equipes de TI têm suporte completo sob gargalos iminentes e backup de informações importantes antes que elas entrem em colapso ou risco. Na Planus, a administração e monitoração do ambiente de TI dos clientes é realizada por nosso Network Operations Center (NOC), cuja responsabilidade é de administrar e manter disponível e operacional qualquer ambiente de TI.

Esse serviço tem como objetivo a proatividade no atendimento em momentos críticos e possui relevante função na proteção dos dados.

Imagine que sua empresa começou a adotar a virtualização de servidores. Para aplicá-la, utiliza-se os hipervisores, plataforma com permissão para aplicar técnicas de controle para que seja possível utilizar diferentes sistemas de operação no mesmo computador ao mesmo tempo.

Porém, alguns hipervisores são gratuitos, com critérios básicos de segurança que facilitam a clonagem de convidados nos servidores. Com o monitoramento, é possível verificar incompatibilidade ou instabilidade entre os sistemas, prevenindo incidentes.

A proteção dos dados em uma empresa pode ser garantida por soluções de TI fornecidas por um parceiro confiável, como a Planus. Não deixe que sua empresa seja prejudicada pela falta de investimento em segurança da informação!

 

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.