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Como reduzir custos com serviços gerenciados de TI

27/03/2018

Como reduzir custos com serviços gerenciados de TI

Serviços gerenciados de TI é, conforme definição utilizada na área, o monitoramento ou gerenciamento remoto de softwares, hardwares e redes…

Serviços gerenciados de TI é, conforme definição utilizada na área, o monitoramento ou gerenciamento remoto de softwares, hardwares e redes instalados em estruturas próprias ou em data center de terceiros. Esses serviços incluem determinadas tarefas que possuem custos significativos para uma empresa, como alertas, gestão de atualizações de sistemas e softwares, prevenção de problemas, manutenção de hardware, backups e outros.

Por esse motivo, muitos gestores corporativos procuram por saídas para reduzir custos com serviços gerenciados de TI. Listamos, a seguir, algumas boas opções. Confira!

Por que adotar serviços gerenciados de TI?

Você consegue manter sua infraestrutura de TI sempre disponível, com boa performance e segura? Se sim, é provável que você invista muitos recursos financeiros para manter uma equipe de TI numerosa e qualificada ou que você tenha optado pelos serviços gerenciados de TI.

Considerando que boa parte das empresas no Brasil são de pequeno e médio porte, a primeira opção não é tão recorrente. O alto custo para monitorar todos os ativos de TI de forma eficiente e ágil inviabiliza a alocação de recursos em outras áreas igualmente importantes do negócio.

Entretanto, a economia não é o único motivo pelo qual as empresas adotam serviços gerenciados de TI. Um ponto importante é a agilidade.

Novas tecnologias, como a computação em nuvem e a mobilidade, exigem mais conhecimento e rapidez dos departamentos de TI. A complexidade dos ambientes aumentou, o que dificulta também o seu controle. Isso faz com que os serviços de gerenciamento ganhem mais espaço no mercado, já que o gestor da empresa e seu departamento de TI devem se preocupar com outras questões do negócio.

Como reduzir custos com serviços gerenciados de TI?

Para reduzir custos com serviços gerenciados de TI, o gestor deve terceirizar a manutenção e o monitoramento de sua infraestrutura. Hardwares, bancos de dados, sistemas operacionais físicos e virtualizados e aplicações de segurança precisam ser monitorados constantemente.

A terceirização é uma boa alternativa para liberar os gestores de TI das tarefas burocráticas e operacionais, o que faz com que eles ganhem mais tempo para se dedicar à inovação e à estratégia do negócio.

Outsourcing de manutenção e monitoramento

Imagine que você não conta com serviços gerenciados de TI. Diariamente, você deverá investir em hardwares e softwares específicos para seu negócio, efetuar as tarefas operacionais de atualização, dentre outras práticas.

O outsourcing de manutenção e monitoramento evita todos esses custos. Os profissionais contratados serão responsáveis por monitorar os diversos ambientes (Cloud Pública, Data Center Interno ou Externo) em tempo real, promovendo a disponibilidade e a performance das aplicações de maneira fácil e ágil.

Mas como funciona o monitoramento? Imagine que a equipe contratada detecte uma ameaça. Ela classificará esse alerta, enviará um e-mail ao cliente (gestor empresarial) e adotará a melhor medida para lidar com o incidente. Periodicamente, é enviado um relatório com as ocorrências. Alguns serviços gerenciados de TI mais completos podem, ainda, notificar uma equipe de especialistas para atuar no chamado, minimizando o impacto ao negócio.

A redução de custos com serviços gerenciados de TI, especialmente a manutenção e o monitoramento, traz muitos diferenciais para sua empresa. O gerenciamento contínuo proporciona agilidade ao lidar com incidentes e segurança. A qualificação e a proatividade da equipe de profissionais deixam os gestores focados apenas nos negócios.

Se você ainda não sabe como reduzir custos com serviços gerenciados de TI, conheça o Monitoramento 24×7 da Planus. Essa administração e monitoração do ambiente de TI é realizada pelo Network Operations Center (NOC), um serviço que funciona 24 horas por dia, durante toda a semana, com a responsabilidade de administrar – além de manter disponível e operacional – qualquer ambiente de TI.

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