Serviços gerenciados de TI é, conforme definição utilizada na área, o monitoramento ou gerenciamento remoto de softwares, hardwares e redes…
Serviços gerenciados de TI é, conforme definição utilizada na área, o monitoramento ou gerenciamento remoto de softwares, hardwares e redes instalados em estruturas próprias ou em data center de terceiros. Esses serviços incluem determinadas tarefas que possuem custos significativos para uma empresa, como alertas, gestão de atualizações de sistemas e softwares, prevenção de problemas, manutenção de hardware, backups e outros.
Por esse motivo, muitos gestores corporativos procuram por saídas para reduzir custos com serviços gerenciados de TI. Listamos, a seguir, algumas boas opções. Confira!
Por que adotar serviços gerenciados de TI?
Você consegue manter sua infraestrutura de TI sempre disponível, com boa performance e segura? Se sim, é provável que você invista muitos recursos financeiros para manter uma equipe de TI numerosa e qualificada ou que você tenha optado pelos serviços gerenciados de TI.
Considerando que boa parte das empresas no Brasil são de pequeno e médio porte, a primeira opção não é tão recorrente. O alto custo para monitorar todos os ativos de TI de forma eficiente e ágil inviabiliza a alocação de recursos em outras áreas igualmente importantes do negócio.
Entretanto, a economia não é o único motivo pelo qual as empresas adotam serviços gerenciados de TI. Um ponto importante é a agilidade.
Novas tecnologias, como a computação em nuvem e a mobilidade, exigem mais conhecimento e rapidez dos departamentos de TI. A complexidade dos ambientes aumentou, o que dificulta também o seu controle. Isso faz com que os serviços de gerenciamento ganhem mais espaço no mercado, já que o gestor da empresa e seu departamento de TI devem se preocupar com outras questões do negócio.
Como reduzir custos com serviços gerenciados de TI?
Para reduzir custos com serviços gerenciados de TI, o gestor deve terceirizar a manutenção e o monitoramento de sua infraestrutura. Hardwares, bancos de dados, sistemas operacionais físicos e virtualizados e aplicações de segurança precisam ser monitorados constantemente.
A terceirização é uma boa alternativa para liberar os gestores de TI das tarefas burocráticas e operacionais, o que faz com que eles ganhem mais tempo para se dedicar à inovação e à estratégia do negócio.
Outsourcing de manutenção e monitoramento
Imagine que você não conta com serviços gerenciados de TI. Diariamente, você deverá investir em hardwares e softwares específicos para seu negócio, efetuar as tarefas operacionais de atualização, dentre outras práticas.
O outsourcing de manutenção e monitoramento evita todos esses custos. Os profissionais contratados serão responsáveis por monitorar os diversos ambientes (Cloud Pública, Data Center Interno ou Externo) em tempo real, promovendo a disponibilidade e a performance das aplicações de maneira fácil e ágil.
Mas como funciona o monitoramento? Imagine que a equipe contratada detecte uma ameaça. Ela classificará esse alerta, enviará um e-mail ao cliente (gestor empresarial) e adotará a melhor medida para lidar com o incidente. Periodicamente, é enviado um relatório com as ocorrências. Alguns serviços gerenciados de TI mais completos podem, ainda, notificar uma equipe de especialistas para atuar no chamado, minimizando o impacto ao negócio.
A redução de custos com serviços gerenciados de TI, especialmente a manutenção e o monitoramento, traz muitos diferenciais para sua empresa. O gerenciamento contínuo proporciona agilidade ao lidar com incidentes e segurança. A qualificação e a proatividade da equipe de profissionais deixam os gestores focados apenas nos negócios.
Se você ainda não sabe como reduzir custos com serviços gerenciados de TI, conheça o Monitoramento 24×7 da Planus. Essa administração e monitoração do ambiente de TI é realizada pelo Network Operations Center (NOC), um serviço que funciona 24 horas por dia, durante toda a semana, com a responsabilidade de administrar – além de manter disponível e operacional – qualquer ambiente de TI.
O processador RISC ocupa uma função restrita no data center do futuro, [more]
“Se você não sabe para onde está indo, qualquer estrada o levará [more]
Todos nós já ouvimos como o coronavírus forçou as empresas a migrar [more]
Fale Conosco
Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas: (11) 2102-5400 - 0800-7222-7332
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.