Backup as a Service: Entenda seus benefícios – Planus

Backup as a Service: Entenda seus benefícios

12/03/2018

Backup as a Service: Entenda seus benefícios

Em tempos de big data e de produção acelerada de dados, a demanda por Backup as a Service vem crescendo exponencialmente. O backup como serviço é oferecido pelos chamados Services Providers, que mapeiam as necessidades empresariais e adequam o serviço à demanda.

Veja a seguir o que é o Backup as a Service e quais são seus principais benefícios.

O que é Backup as a Service (BaaS)?

O Backup as a Service é uma abordagem de backup de dados que envolve a compra de serviços de backup e de recuperação. Em outras palavras, podemos dizer que é a terceirização do backup empresarial para uma empresa de tecnologia da informação.

Ao invés de executar o backup no departamento interno de TI, o BaaS é realizado por um provedor de serviços. Isso significa que a empresa não terá qualquer preocupação em realizar as cópias de segurança dos dados, sendo esta função do provedor contratado.

Ele pode conectar os sistemas empresariais à nuvem, seja ela privada, pública ou híbrida. Há também a possibilidade de o BaaS armazenar os dados em Storage e/ou Fita, em seu próprio data center ou no data center do provedor do serviço. Essa é uma escolha do cliente.

O que considerar na hora de contratar o backup como serviço?

O Backup as a Service é um serviço que deve ser analisado antes da contratação. Pois trata-se de um trabalho de alta complexidade e deve-se considerar que a empresa contratada disponha de equipamentos e qualidade de serviço adequadas – leia-se: hardware e softwares de alta performance e profissionais qualificados. Afinal,  terceirizar o backup da sua empresa é entregar o seu bem mais preciso a outros: seus dados.

Além disso outras preocupações com o backup como serviço devem ser consideradas:

  • Problemas entre plataformas;
  • Questões de conformidade que regulam a capacidade de uma organização de armazenar dados na nuvem;
  • Problemas de segurança, como criptografia, listas de controle de acesso e autenticação baseada em função;
  • Requisitos adicionais de largura de banda.

Quais os benefícios do Backup as a Service?

Os principais benefícios da contratação do Backup as a Service são o usufruto de um serviço mais qualificado, o menor risco de falhas e a adequação do custo conforme a demanda.

  1. Serviço mais qualificado

O backup realizado por um departamento local de TI ou pelo administrador do negócio pode não ser tão qualificado como o Backup as a Service. Há muitas empresas que possuem recursos limitados para o armazenamento e o gerenciamento de dados, principalmente quando consideramos que o backup diário é primordial.

Isso demandaria muito tempo despendido por funcionários próprios para realizar uma tarefa burocrática. Esse tempo seria melhor empregado se eles se voltassem a atividades mais relevantes para a organização. Além disso, a burocracia gera desmotivação, fazendo com que a qualidade do trabalho não seja a melhor possível.

Com o Backup as a Service, o provedor do serviço é responsável por entregar um trabalho de primeira linha.

  1. Menor risco de falhas

A preocupação do administrador em gerenciar e monitorar seu backup pode ocasionar algumas falhas, especialmente porque muitos deles não possuem um conhecimento adequado sobre TI.

Quando se contrata as soluções de Backup as a Service, os gestores não se preocupam com a necessidade de realizar armazenamento e cópias de seus dados, minimizando drasticamente a possibilidade de falha crítica de backup.

Um backup bem feito permite, inclusive, mecanismos de autoatendimento para que os usuários restaurem seus próprios arquivos após uma exclusão acidental.

  1. Custo conforme demanda

O aumento de dados no ambiente corporativo é cada vez mais significativo. E uma boa gestão da informação confere vantagem estratégica para a empresa. Mas como fazer uma boa administração dos dados se, de acordo com o aumento da demanda, aumentam-se os custos?

Quanto mais dados, mais gigabytes a serem transferidos e copiados pelo backup. Ou seja, maior o custo. Se a empresa que opta por realizar o backup na nuvem não possuir uma largura de banda considerável, por exemplo, o serviço será realizado lentamente. Novamente, maior o custo para ter uma boa estrutura.

Fato é que, independentemente dos custos, uma empresa realizará o backup dos seus arquivos para garantir a continuidade dos negócios.

Considerando essas dificuldades, a grande vantagem do Backup as a Service é que a solução atenderá às necessidades do negócio, seja o backup realizado em fita ou disco, em data center próprio ou de terceiros. Não se contrata uma capacidade maior do que a necessária, o que ocasiona uma despesa correta.

Se você procura por um Backup as a Service confiável, entre em contato conosco. Somos um Service Provider que entenderá sua necessidade de Cloud Backup e Backup Híbrido e adequará o serviço à demanda do seu ambiente corporativo.

RELATED POST

RELATED POST
22/09/2020

O novo normal exige uma nova adaptação as soluções de comunicação unificadas

Com a pandemia de Covid-19 redefinindo a maneira como as pessoas trabalham, [more]

22/09/2020

Conheça toda a facilidade e mobilidade que a solução de Cloud Call traz para as empresas

Independentemente de você liderar uma organização empresarial ou uma startup, a solução [more]

15/09/2020

Como manter a segurança de dados em diferentes locais e na nuvem

As empresas que estão se adaptando a economia digital adotaram as plataformas [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.