Transformação Digital: Qual seu impacto nos custos empresariais? – Planus

Transformação Digital: Qual seu impacto nos custos empresariais?

23/11/2017

Transformação Digital: Qual seu impacto nos custos empresariais?

A Transformação Digital é uma das principais estratégias de redução de custos para as empresas. Entenda! 

Você já realizou uma reunião por videoconferência? Já utilizou a telefonia IP em sua empresa? Caso tenha respondido sim a alguma dessas questões, a Transformação Digital já te atingiu em cheio. Uma nova era tecnológica veio para facilitar nossa rotina e modificar as relações pessoais e profissionais.

Acompanhe como a Transformação Digital impacta o meio empresarial.

O que é Transformação Digital?

Transformação Digital é a aplicação da tecnologia em todos os aspectos da sociedade. Fazendo um recorte para o mundo empresarial, ela é aplicada às organizações para otimizar o desempenho empresarial em relação aos processos internos e aos clientes.

Por meio dos avanços digitais, uma organização pode proporcionar a seus stakeholders uma experiência mais moderna, interativa e eficiente. Mas de que forma isso acontece?

Essa revolução pode atingir os processos externos e os processos internos uma empresa. Muitos gestores implementaram apps de vendas, atendimento e marketing para seu relacionamento com o cliente. Ao mesmo tempo, automatizam a linha de produção e utilizam os mobiles para a interação das equipes de funcionários.

Redes sociais corporativas, produtos conectados, inteligência artificial, tudo isso faz parte da Transformação Digital.

Como é a associação entre Transformação Digital e infraestrutura de TI?

Um modelo de negócios atual passa obrigatoriamente pelas estratégias de Transformação Digital. Tudo com foco na experiência do cliente e na otimização dos processos operacionais. No mesmo sentido, essa nova era se associa diretamente à evolução da tecnologia da informação, impactando em toda a infraestrutura de TI de uma empresa.

Um dos resultados dessa transformação na TI é o advento e o desenvolvimento da Cloud Computing.

A computação em nuvem trouxe a possibilidade de contratação de infraestrutura sob demanda, o que reduz os custos de armazenamento de dados. Com mais recurso financeiro disponível, maior a possibilidade de se investir em inovação e encontrar novas tecnologias para aprimorar o processo produtivo. É uma espécie de ciclo vicioso positivo.

No mesmo sentido, a Transformação Digital possibilitou o aprimoramento de soluções de colaboração fundamentais para a rotina empresarial. As ferramentas de videocolaboração, as videoconferências, e a extensão da telefonia IP às reuniões possibilitam o fornecimento de serviços a qualquer hora e em qualquer lugar.

Entretanto, para quem uma empresa consiga usufruir das novas tecnologias, é necessário aperfeiçoar a infraestrutura de TI para que ela dê conta de operá-las. Sistemas de alta disponibilidade são essenciais para a aplicação em grande escala de IoT (Internet of Things), uma tendência mundial para todas as etapas de produção.

Com uma TI forte, é possível conseguir mais produtividade, mais capacidade de integração entre empresas, mais flexibilidade na linha de produção, cadeias globais de valor e prazos mais curtos para o lançamento de produtos.

Qual o impacto financeiro?

De acordo com o IDC, empresas do mundo inteiro investirão US$ 1,2 trilhão em transformação digital. O mercado de comunicações unificadas e colaboração alcançará US$ 33,8 bilhões em 2017. Se há um alto volume de investimentos, certamente há benefícios que o fundamentam.

A verdade é que a Transformação Digital é uma das principais estratégias de redução de custos para as empresas. Já citamos anteriormente a Cloud Computing como ferramenta de redução de custos de armazenamento de dados, mas essa nova era digital não traz apenas esse impacto, obviamente.

Para continuar na linha dos exemplos já citados, as soluções de colaboração trazem ótimo retorno sobre o investimento nas áreas de produtividade, operacional e estratégica.

A força de trabalho móvel é mais eficiente e produtiva, ao mesmo tempo em que a comunicação unificada economiza tempo e agiliza a tomada de decisão. A relação com o cliente por meio de plataformas de contribuição de conhecimento em tempo real é um grande potencial de lucro.

As empresas que adotam tecnologia móvel em seus processos internos crescem o dobro e criam 8 vezes mais empregos em relação àquelas que não as utilizam. A comunicação entre pessoas de forma remota ocasiona grande economia em relação às viagens de trabalho.

Todos esses exemplos sobre os benefícios das soluções de colaboração ilustram como a Transformação Digital tem impacto positivo nos custos empresariais.

Se você quer aproveitar a Transformação Digital para reduzir os custos em sua empresa, fortaleça sua infraestrutura de TI para usufruir de todos os benefícios que ela pode trazer. A Planus é uma empresa que se mantém há 30 anos no mercado, com mais de 1700 clientes. Conte conosco!

 

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.