VPN e Data Center: Por que se preocupar? – Planus

VPN e Data Center: Por que se preocupar?

3/10/2017

VPN e Data Center: Por que se preocupar?

A VPN entre o cliente e o Data Center é crucial para essa tarefa, e deve ser complementado com outras soluções tecnológicas.

Todo mundo sabe que a segurança dos dados e da comunicação de uma empresa deve ser encarada como um ativo do negócio. Por este motivo, a preocupação com a VPN (Virtual Private Network) entre o cliente e o Data Center também deve ser prioridade, especialmente frente aos dados do Instituto Ponemom de 2014 de que 85% das empresas já sofreram com a falta de segurança da informação.

Para evitar que as falhas de segurança tornem-se perdas financeiras, preparamos esse texto para descrever a importância da VPN entre o cliente e o Data Center. Aproveitamos para mostrar alguns casos reais que comprometeram determinados negócios. Acompanhe!

Entendendo a VPN (Virtual Private Network)

Conhecida como Rede Particular Virtual, a VPN é uma forma de conectar dois computadores sem expor as informações na rede pública da internet. Para isso a VPN utiliza tecnologias específicas de proteção da transmissão de dados, sendo a criptografia a mais utilizada hoje.


VPN (Virtual Private Network)

Em suma, os dados de um computador são criptografados, encapsulados e transmitidos pela Internet. “Durante o caminho”, é utilizado o protocolo de tunelamento, criando-se um túnel para impedir que outros usuários externos tenham acesso aos dados enviados.

Ao chegar no destino, a máquina receptora identifica o computador remetente por meio das informações anexadas (IP da máquina) aos dados. Por fim, os dados são recebidos, desencapsulados, descriptografados e armazenados.

A importância da VPN entre o cliente e o Data Center

Seguindo essa ideia, imagine que sua empresa contrate um Data Center.

Esse grande depósito, além de armazenar, garante a disponibilidade e evita a perda de dados. Entretanto, como enviar ao banco de dados, de forma segura, as informações?

Se você respondeu “por meio da VPN”, acertou em cheio.

Com uma VPN a rede particular virtual estabelece uma conexão segura entre os dois ambientes. Essa conexão é importante para o gerenciamento/monitoramento (NOC), armazenamento e backup, além de garantir a alta disponibilidade dos canais de comunicação.

A ausência de um VPN entre o cliente e o Data Center pode ocasionar vulnerabilidades que comprometem a integridade e a segurança da informação.

As brechas na segurança

Frequentemente, nos deparamos com notícias de que grandes empresas do mundo inteiro foram vítimas de ataques cibernéticos. O tipo mais comum desses ataques é o roubo de dados, normalmente associado a falhas de segurança.

Foi o que ocorreu com o OpenSSL, código utilizado para criar conexões seguras por meio dos protocolos TLS e SSL. Em linguagem popular, é aquele cadeado de segurança nas páginas da web (o “S” adicional ao “HTTP”).

Em 2015, descobriram um bug (Heartbleed) na função da biblioteca de criptografia desse código, que permitiu o acesso à memória de servidores e clientes.

Informações sensíveis, como senhas, chaves-mestras e dados bancários, de grandes empresas (Steam, Yahoo! e outras) foram acessados.

Outra vulnerabilidade famosa foi o ataque ao eBay, em que a quebra de segurança comprometeu o banco de dados da empresa. O resultado: 112 milhões de usuários tiveram que trocar suas senhas. Dados importantes como endereços, telefones, e-mails e outras informações pessoais foram vazadas.

Em comum nos dois casos, foi destacada a fragilidade da criptografia.

A solução em segurança da informação

Serviços de monitoramento e de segurança são fundamentais para garantir que os dados não caiam nas mãos de pessoas erradas. A VPN entre o cliente e o Data center é crucial para essa tarefa, e deve ser complementado com outras soluções tecnológicas.

A Planus, como Service Provider, além de oferecer serviços de monitoramento (NOC) e segurança, possui um Data Center próprio o que torna a prestação de serviços muito mais ágil em relação aos serviços de cloud pública.

A Planus já disponibiliza na sua oferta diversas opções de VPN para conectar sua infraestrutura de forma mais segura, como:

-VPN Site-to-Site;

-VPN SSL;

-VPN Client/Server;

-VPN L2;

A empresa disponibilizará a infraestrutura necessária, física ou virtual, de acordo com as demandas do cliente, dando a ele a opção de subir suas máquinas virtuais de acordo com suas demandas.

Ou seja, de qualquer lugar e a qualquer momento, com as soluções da Planus garantindo a efetividade de suas políticas e normas de segurança, você terá acesso seguro aos seus sistemas e informações.

RELATED POST

RELATED POST
15/09/2020

Como manter a segurança de dados em diferentes locais e na nuvem

As empresas que estão se adaptando a economia digital adotaram as plataformas [more]

15/09/2020

A segurança dos dados deve ser a maior estratégia da empresa

A segurança de dados é altamente relevante entre as empresas, especialmente no [more]

9/09/2020

Quais os novos modelos de negócios a indústria 4.0 trará para as empresas

Não são apenas a tecnologia e os processos que a Indústria 4.0 [more]

Entre em contato com um de nossos especialistas de vendas:
(11) 2102-5400 - 0800-7222-7332

© 2017 – Planus. Todos os direitos reservados.