Como funciona a Monitoração Remota (NOC) – Planus

Como funciona a Monitoração Remota (NOC)

22/08/2017

Como funciona a Monitoração Remota (NOC)

A área de TI é comumente conhecida como o cérebro da empresa, porque armazena todas as informações e dados de que um negócio precisa dispor para se manter operante.

É natural, portanto, que ambientes de TI devam funcionar sem surpresas 24 horas por dia, sete dias por semana, sem interrupções e, preferencialmente, sem quedas de sistema. Mas, para a empresa, é impossível manter funcionários ativos por todo esse tempo, “tomando conta de tudo”.

Para exercer essa função existe a Monitoração Remota, que consiste em um conjunto de ferramentas de TI implantadas em estações de trabalho e servidores, capazes de resolver qualquer problema nas aplicações e hardwares.

Com a Monitoração Remota, equipes de TI podem ter suporte completo sob gargalos iminentes e backup de informações importantes antes que elas entrem em colapso ou risco.

Como funciona a Monitoração Remota (NOC)?

Na Planus, a administração e monitoração do ambiente de TI dos clientes é realizada por nosso Network Operations Center (NOC), um serviço que funciona 24 horas por dia, durante toda a semana, com a responsabilidade de administrar – além de manter disponível e operacional – qualquer ambiente de TI.

O NOC da Planus também tem a capacidade de escalar em caso de necessidade de suporte on-site a softwares ou às equipes de TI alocadas com o cliente, fornecendo alto nível de resposta, soluções rápidas e confiabilidade de informações.

Esse serviço tem como objetivo a proatividade no atendimento em momentos críticos, identificando e, na maioria das vezes, evitando degradações que possam culminar em incidente.

Além disso, o NOC da Planus atua diretamente no gerenciamento de infraestrutura e serviços de TI das mais variadas frentes de atuação, tais como:

  • Gestão de eventos (através do monitoramento de falhas e de logs);
  • Gestão de disponibilidade (com a monitoração da disponibilidade Up/Down);
  • Gestão de capacidade (com o monitoramento da mesma);
  • Gestão de desempenho (com a monitoração de desempenho e limites).

Atividades previstas no NOC

O grande diferencial da Monitoração Remota da Planus é sua proatividade: nossa equipe recebe mensagens de alertas sobre falhas e eventos da infraestrutura de TI e demais serviços relacionados, através de conexão segura, feita por VPN site-to-site.

Isso permite à nossa equipe entender os problemas antes que eles deflagrem crises, uma vez que a utilização da VPN é acompanhada quanto à sua disponibilidade e desempenho.

Este modelo também torna possível a instalação de um link de dados dedicado sempre que se fizer necessário, e após a validação do cliente em relação à sua viabilidade técnica e de custos.

Sempre que preciso, uma equipe de Suporte e Software (SWS) da Planus é acionada automaticamente para intervir, de maneira remota ou local, em incidentes potenciais, como problemas de desempenho ou análise de logs com erros não críticos. A equipe também é acionada na ocorrência de incidentes de erros e indisponibilidades dos softwares que fazem parte do escopo da proposta do NOC.

Quando a resolução do problema não está dentro do escopo acordado com a Planus, grupos de soluções e fornecedores também são acionados em caso de alerta e incidentes críticos.

Durante o trabalho do NOC, alguns documentos são gerados para que o cliente acompanhe a prestação de serviço da Planus e, principalmente, o desenvolvimento de seu centro de TI. São eles:

  • Relatórios mensais de disponibilidade, desempenho, capacidade, ocorrências e comportamento geral dos dispositivos monitorados;
  • Diário de bordo com as principais ocorrências do dia;
  • Avaliações e sugestões de melhorias no ambiente de TI, baseado nos relatórios gerados pela Planus, para maximizar seu desempenho e a disponibilidade.

O que pode ser Monitorado Remotamente?

Grande parte dos serviços de TI podem ser monitorados de maneira remota – e, principalmente, de forma proativa, que previne incidentes críticos em toda a estrutura de informação de uma empresa.

Veja os dados que podem ser monitorados, de maneira preventiva e cuidadosa, pela equipe da Planus:

  • No hardware: disponibilidade do equipamento, falha de fonte, Fan ou processador, erros de memória, falhas de disco e de controladoras (como Smart, SCSI ou Fibra);
  • No sistema operacional: file system (com monitoração da utilização das partições existentes no servidor), memória (com monitoramento da utilização de memória Física, Swap e Total), CPU (através do acompanhamento de utilização de cada CPU, tanto do servidor quanto total),  processos e serviços (verificando se um processo ou serviço específico está ou não sendo executado), arquivos (monitorando o tamanho de arquivos específicos, como os de log), job (acompanhamento da quantidade de processos de consumo de CPU de um determinado job).

Ainda temos, no sistema operacional, a monitoração de:

  • Filas de impressão (acompanhamento da quantidade de impressões na fila de impressão);
  • Registry (verificação sobre se o valor de uma chave específica foi alterado);
  • Event Viewer (monitoração dos eventos gerados no servidor).

Por fim, o NOC da Planus também faz a monitoração da infraestrutura de redes e links, através do acompanhamento de:

  • Dispositivos de redes em geral (como Switch e Router) com a monitoração de tráfego de dados, funcionamento do hardware e disponibilidade;
  • Links (monitoramento do tráfego de dados e disponibilidade);
  • Appliances (como Firewall, Proxy e Balanceamento de Rede), uma vez que sejam compatíveis com o software de monitoração.

Todos os serviços são feitos de maneira proativa através de correlação de eventos, análise de causa principal, tendências, emissão de relatórios de recursos e testes de campo de resposta.

As plataformas suportadas pelo NOC da Planus são redes de Camada 2 e Camada 3, inclusive LANs, WANs, conexões com e sem fio, redes físicas e virtuais e serviços de tecnologia e IP relacionados.

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