A área de TI é comumente conhecida como o cérebro da empresa, porque armazena todas as informações e dados de que um negócio precisa dispor para se manter operante.
É natural, portanto, que ambientes de TI devam funcionar sem surpresas 24 horas por dia, sete dias por semana, sem interrupções e, preferencialmente, sem quedas de sistema. Mas, para a empresa, é impossível manter funcionários ativos por todo esse tempo, “tomando conta de tudo”.
Para exercer essa função existe a Monitoração Remota, que consiste em um conjunto de ferramentas de TI implantadas em estações de trabalho e servidores, capazes de resolver qualquer problema nas aplicações e hardwares.
Com a Monitoração Remota, equipes de TI podem ter suporte completo sob gargalos iminentes e backup de informações importantes antes que elas entrem em colapso ou risco.
Como funciona a Monitoração Remota (NOC)?
Na Planus, a administração e monitoração do ambiente de TI dos clientes é realizada por nosso Network Operations Center (NOC), um serviço que funciona 24 horas por dia, durante toda a semana, com a responsabilidade de administrar – além de manter disponível e operacional – qualquer ambiente de TI.
O NOC da Planus também tem a capacidade de escalar em caso de necessidade de suporte on-site a softwares ou às equipes de TI alocadas com o cliente, fornecendo alto nível de resposta, soluções rápidas e confiabilidade de informações.
Esse serviço tem como objetivo a proatividade no atendimento em momentos críticos, identificando e, na maioria das vezes, evitando degradações que possam culminar em incidente.
Além disso, o NOC da Planus atua diretamente no gerenciamento de infraestrutura e serviços de TI das mais variadas frentes de atuação, tais como:
Atividades previstas no NOC
O grande diferencial da Monitoração Remota da Planus é sua proatividade: nossa equipe recebe mensagens de alertas sobre falhas e eventos da infraestrutura de TI e demais serviços relacionados, através de conexão segura, feita por VPN site-to-site.
Isso permite à nossa equipe entender os problemas antes que eles deflagrem crises, uma vez que a utilização da VPN é acompanhada quanto à sua disponibilidade e desempenho.
Este modelo também torna possível a instalação de um link de dados dedicado sempre que se fizer necessário, e após a validação do cliente em relação à sua viabilidade técnica e de custos.
Sempre que preciso, uma equipe de Suporte e Software (SWS) da Planus é acionada automaticamente para intervir, de maneira remota ou local, em incidentes potenciais, como problemas de desempenho ou análise de logs com erros não críticos. A equipe também é acionada na ocorrência de incidentes de erros e indisponibilidades dos softwares que fazem parte do escopo da proposta do NOC.
Quando a resolução do problema não está dentro do escopo acordado com a Planus, grupos de soluções e fornecedores também são acionados em caso de alerta e incidentes críticos.
Durante o trabalho do NOC, alguns documentos são gerados para que o cliente acompanhe a prestação de serviço da Planus e, principalmente, o desenvolvimento de seu centro de TI. São eles:
O que pode ser Monitorado Remotamente?
Grande parte dos serviços de TI podem ser monitorados de maneira remota – e, principalmente, de forma proativa, que previne incidentes críticos em toda a estrutura de informação de uma empresa.
Veja os dados que podem ser monitorados, de maneira preventiva e cuidadosa, pela equipe da Planus:
Ainda temos, no sistema operacional, a monitoração de:
Por fim, o NOC da Planus também faz a monitoração da infraestrutura de redes e links, através do acompanhamento de:
Todos os serviços são feitos de maneira proativa através de correlação de eventos, análise de causa principal, tendências, emissão de relatórios de recursos e testes de campo de resposta.
As plataformas suportadas pelo NOC da Planus são redes de Camada 2 e Camada 3, inclusive LANs, WANs, conexões com e sem fio, redes físicas e virtuais e serviços de tecnologia e IP relacionados.
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